Patrimônio Cultural e Imaterial de Barreiras, a Banda Municipal 26 Maio comemora no dia 28 de novembro, 30 anos de história. Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, preparou junto com os músicos uma programação especial que irá presentear os apreciadores de música, a partir do dia 17, domingo, com a missa comemorativa na Catedral São João Batista, às 19h30.

No dia 28, as atividades se integrarão à Semana Municipal de Música, com o concerto especial de aniversário às 19h30, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Já no dia 30, acontece o 1º Encontro de Filarmônicas, com palestras, ensaios abertos e minicursos, no Centro Cultural e no salão do Clube ABCD.  Às 19h30, os músicos seguem para o concerto de encerramento na Praça Landulfo Alves.

“A Banda 26 de Maio foi criada por lei no ano de 1979, atualmente são 40 músicos, distribuídos em instrumentos de sopro e percussão. No grande encontro de filarmônicas, teremos as presenças da Filarmônica Nossa Senhora Imaculada da Conceição, de Macaúbas, a 13 de Junho, de Paratinga, a Autocrata, de Correntina, e a Eliodoro Ribeiro, de São Desidério. No repertório comemorativo, traremos a diversificação, incluindo músicas populares e clássicas”, enfatizou o maestro da Banda 26 de Maio, Fábio Menezes.

Desde 2017, por meio do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, a Prefeitura vem realizando ações de valorização e aproximação das atividades da Banda com a população. Com novos instrumentos, uniformes e a sanção da Lei 1.241/2017, os músicos têm participado cada vez mais das programações culturais do município. “A comunidade já está cada vez mais próxima da Banda 26 de Maio, temos a Semana Municipal de Música, a Festa Literária de Barreiras – FLIB, o Projeto Banda da Praça, e nos eventos municipais como um todo o público aprova e aplaude. Isso é um reflexo da competência dos músicos e do trabalho desenvolvido pela administração municipal”, declarou Lucas Barreto, diretor municipal de cultura.

*Dircom

Mais notícias clique aqui: www.maisoeste.com.br

 

Comments are disabled.