A Deputada Estadual Jusmari Oliveira apresentou um Projeto de Resolução concedendo a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, a estudante de Pedagogia da UNEB de Barreiras, Janinne Pires Farias, primeira surdocega congênita do Brasil a ser aprovada em uma Universidade Pública. Ela já está quase concluindo o curso. O Projeto está tramitando e deve ser votado tão logo termine o recesso do Legislativo.

Janinne Pires Farias tronou-se referência e símbolo de uma luta das pessoas com deficiência para terem acesso ao sistema institucional de ensino superior, no que diz respeito as políticas públicas de inclusão e permanência na educação formal. Morando em Barreiras há 20 anos, Janinne é filha de Jakson Prates Farias e Sandra Samara Pires Farias, ela sempre contou com o apoio da família para realizar os seus sonhos.

Janinne fez todo o processo formal desde alfabetização, ensino fundamental e ensino médio em escola pública. Jusmari diz que sua trajetória proporcionou oportunidades para a inclusão de novos estudantes no sistema formal de ensino.

“Janinne é mais que uma vencedora, é um exemplo vivo de que o ser humano tem capacidade para superar as adversidades, os obstáculos, os preconceitos e vencer na vida através da educação. Este exemplo merece ser referenciado para que outros jovens com deficiência, na Bahia e no Brasil, tenham a mesma determinação e utilizem a coragem, a fé, a força de vontade para estudarem e se tornarem profissionais de sucesso”, destacou Jusmari.

Sandra Samara, a mãe de Janinne, disse que Jusmari quando foi prefeita de Barreiras apoiou projetos de inclusão de alunos portadores de deficiência, inclusive com a formação de professores para atender este público. “Estou muito sensibilizada com esta atitude da deputada em conceder esta Comenda a minha filha, é um incentivo para que possamos continuar a luta. A ela quero expressar os meus agradecimentos”, finalizou Sandra.

Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.