A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou outros 3 casos de contaminação por coronavírus no estado, no início da tarde desta quinta-feira (19). Com isso, o total vai para 30 registros de pacientes contaminados pela Covid-19. Dos três novos casos, dois são em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, onde ainda não havia casos confirmados.

No total, a Bahia contabiliza 30 casos, sendo nos municípios de Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1).

De janeiro até às 14 horas desta quinta-feira (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 30 foram confirmados, 443 foram descartados e 525 aguardam análise laboratorial.

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou que a Bahia tem uma média de incremento diário no número de casos de confirmados em torno de 50% em relação ao dia anterior. “O que nos faz antever que passaremos dos 100 casos em todo estado da Bahia neste fim de semana”, afirmou.

O secretário ainda alertou que, nesse momento, a doença está evoluindo com progressão rápida e que as medidas estão sendo tomadas para reduzir a velocidade.

“A mais eficiente dela é ficar longe de outras pessoas. Quem contamina são as pessoas, não é o inseto, como a dengue. É preciso que alguém lhe contamine com a gotícula de saliva. Para isso, você precisa estar perto de outra pessoa. Ou se a pessoa eliminou alguma secreção em uma superfície e você passou a mão, vai se contaminar”, disse.

Comentário desabilitado.