O caso de um novo paciente positivo para covid-19 em Barreiras está dando o que falar. Um homem, funcionário público fez um exame em laboratório particular e teve o resultado positivo. O exame no caso que foi feito é o RT-PCR, autorizado pelo ministério da saúde e faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória. O exame é recomendado para pessoas que possuam sintomas da COVID-19, com duração entre três e sete dias.

Exame feito pela Secretaria de saúde de Barreiras 

Após constatar que o caso era positivo um novo exame foi feito, não foi informado quantos dias depois do primeiro exame, o paciente foi submetido a novo exame também pelo método RT-PCR desta vez pelo município de Barreiras e o resultado deu negativo, daí surgiu a dúvida e necessidade para se fazer uma contra prova. Segundo a Nota da prefeitura o resultado deve sair nessa quinta-feira ( 30 ) para se ter a certeza que Barreiras terá o segundo caso confirmado de covid-19 na cidade. O caso suspeito foi devidamente notificado e o paciente segue em constante monitoramento da Vigilância Epidemiológica do Município. O Site Mais Oeste também apurou que todos os familiares estão também sob monitoramento.

Exame particular 

Segundo o Site Mais Oeste apurou o RT-PCR é um exame autorizado pelo ministério da saúde  e tem 95% de confiabilidade e só pode ser feito através de solicitação médica expressa e em Barreiras ele custa até R$ 350,00 .

Ministério público em alerta

Em apuração feita pelo site Mais Oeste  a prefeitura de Barreiras teria solicitado ao Ministério Público uma reunião com todos os laboratórios da cidade para que a partir de agora os exames colhidos sejam compartilhados com a secretaria da saúde do município. Ao que parece que este caso que foi relatado chegou primeiro vazou sem o conhecimento prévio e condução dos responsáveis legais. Daí o boato ter circulado na cidade colocando em questão a transparência do processo, que por sinal vem sendo bem feito, mas que a partir de então deverá ter mais sintonia entre os laboratórios e a secretaria com orientação do Ministério público.

Nota da prefeitura sobre o caso 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento ao Coronavírus com sintomas leves que caracterizam suspeição da patologia, o mesmo foi orientado ao isolamento social e tratamento dos sintomas. Tendo realizado teste rápido e RT-PCR em laboratório privado com resultado positivo para o teste rápido e negativo em RT-PCR, realizando também teste rápido no Pronto Atendimento Coronavirus que testou negativo, caracterizando desta forma, divergência de resultados.

Por tanto foi necessária à realização de um exame contraprova, feito seguindo protocolo, com outra metodologia, solicitado pelo laboratório privado, esta nova amostra foi coletada e tem resultado previsto para quinta-feira (30/04), amanhã.

O caso suspeito foi devidamente notificado e o paciente segue em constante monitoramento da Vigilância Epidemiológica do Município.

A Secretaria de Saúde do Município de Barreiras aguarda resultado da contraprova para definição do caso e posterior divulgação dessa suspeita de coronavírus. Em tempo, informa que não divulga e não autoriza a divulgação dos nomes dos pacientes preservando assim sua integridade.

Boletins informativos de casos suspeitos ou confirmados serão emitidos à população como forma de orientação e cuidado com os cidadãos. É importante ressaltar a responsabilidade que a Secretaria de Saúde tem em divulgar somente casos devidamente confirmados ou descartados através de resultados de exames conclusivos.

Quer saber de Mais Notícias exclusivas clique AQUI:www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.