Barreiras chega aos 72 casos de COVID-19 mas já tem 36% das pessoas curadas da doença

A secretaria da saúde de Barreiras divulgou neste sábado ( 30 ) o boletim do caso da COVID-19 na cidade.  7  novos casos foram identificados,  4  pessoas do sexo masculino, sendo dois sintomáticos e dois que tiveram contato com casos confirmados, idades entre 19 e 60 anos e 3 pessoas do sexo feminino, sendo uma profissional de saúde sintomática e duas que tiveram contato com casos confirmados.

UTI´s para Barreiras estão no Hospital Central

A população de Barreiras fica apreensiva cada vez que recebe a informação de quantos casos a cidades está registrando, mas também deve manter a tranquilidade pois o sistema montado pela Sesab e pela prefeitura tem tudo  para poder atender aos casos mais graves que possam aparecer.  dos 72 casos registrados,  3 pacientes hoje estão  internados recebendo oxigênio no Eurico Dutra isso não significa que estão entubados pelo contrário alguns estão recebendo  oxigênio para facilitar o tratamento e acelerar a recuperação, 43 estão casa em isolamento com sintomas leves e 26 estão curados portanto 36,11% das pessoas já receberam alta e se livraram da doença neste momento. E se o cronograma passado ao Site Mais Oeste pelo administrador do Hospital Central Allan Hamilton for mantido na próxima semana Barreiras recebe os 10 leitos de UTI´s exclusivos para os moradores da cidade , pode ser ouvido pelo PODCAST aqui. Uma pergunta já veio de um internauta  ” E isso dá para uma população de quase 200 mil habitantes? “,  o certo que durante a visita ao hospital central e a entrevista com a coordenadora do Núcleo de Saúde – Oeste, foi  passado um otimismo para com relação ao bom aparelhamento dos hospitais no  combate aos casos graves de COVID-19. Serão de 50 leitos de UTI no Hospital do Oeste para a região e 10 leitos para Barreiras no Hospital do Oeste.

Os casos vão continuar aumentando 

Mas não se deve se assustar por que desde quando o Site Mais Oeste começou essa extensa  cobertura da covid-19,  que a tendência do crescimento dos casos seria em maio e junho , podendo perder força em julho e início de agosto. Por isso não se deve estranhar que a cada dia o número de casos venha a aumentar e sim manter os cuidados para que não contamine e transmita para outras pessoas.

Resumo dos casos de COVID-19 em Barreiras

72 Casos confirmados

26 casos curados

00 óbitos

03 casos com internamento hospitalar

43 casos em isolamento domiciliar com sintomas leves

================

57 casos notificados e aguardando resultado

479 casos descartados

================

1570 casos notificados com síndrome gripal

Boletim da prefeitura de Barreiras na íntegra


A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município de acordo com os quantitativos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-Sus VE). Hoje foram identificados 23 (vinte e três) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 45 anos e 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 05 e 36 anos.

Informa ainda que dos 98 (noventa e oito) casos suspeitos que aguardavam resultados, 64 (sessenta e quatro) foram concluídos, sendo que 57 (cinquenta e sete) testaram negativo e 07 (sete) testaram positivo. Os casos que testaram negativo referem-se a 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 49 anos e 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 20 e 38 anos.

Já os 07 (sete) casos que testaram positivo, tratam-se de 04 (quatro) pessoas do sexo masculino, sendo dois sintomáticos e dois que tiveram contato com casos confirmados, com idades entre 19 e 60 anos; e 03 (três) pessoas do sexo feminino, sendo uma profissional de saúde sintomática e duas que tiveram contato com casos confirmados. Destes 7 (sete) casos, 4 (quatro) foram detectados através de Teste Rápido e 03 (três) através de RT-PCR.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 72 (setenta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 26 (vinte e seis) estão recuperados, 43 (quarenta e três) estão em isolamento domiciliar, 03 (três) internados (a terceira pessoa internada trata-se de uma mulher de 33 anos, seu quadro clínico está estável e sem uso de oxigênio, assim como os outros dois) e o município não registra nenhum óbito. Já os casos que aguardam resultado somam 57 (cinquenta e sete).

Barreiras contabiliza hoje 1.570 (um mil quinhentos e setenta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS UV foi em 26 de março de 2020. E 479 (quatrocentos e setenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 30 de maio de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Quer Saber de Mais Notícias clique AQUI: www.maisoeste.com.br