A situação dos trabalhadores da Andrade Gutierrez que está fazendo o linhão de energia, na região que Buritirama ( Bahia ), Pilão Arcado ( Bahia ) e Campo Alegre de Lourdes (Bahia), ficou muito tensa nesta última semana.  O imbróglio  começo no domingo ( 24), quando  um homem que trabalha na obra do Linhão T-BA-PI em Pilão Arcado (BA) mas precisamente na comunidade de Nova Holanda, morreu no hospital de Buritirama (BA), depois de apresentar sintomas da COVID-19. A Andrade Gutierrez, depois de conseguir enterrar o funcionário, fez testes rápidos nos trabalhadores e constatou que 34 deles estavam contaminados e decidiu levar tanto os que testaram positivo quanto os suspeitos de contaminação para locais onde pudessem ficar em isolamento. 16 destes vieram  para Barreiras  e os outros 18 foram para o povoado do Angico próximo a Campo Alegre de Lourdes, depois de serem recusados de ficar em várias cidades daquela região. Existe uma barreira sanitária que proíbe a entrada de infectados principalmente ás pequenas que não tem condições de fazer um atendimento adequado.

Revolta e fogo no acampamento do Angico

Com a chegada dos trabalhadores para esse acampamento do Angico, povoado pertencente ao município de as 18 pessoas infectadas e outras 10 com suspeita foram isoladas em grandes tendas a espera de uma posição da empresa. Devido a demora que pode ser acompanhada no vídeo que o Site Mais Oeste recebeu.

O vídeo tem três momentos distintos :

1 – A mulher de um dos trabalhadores isolados discute com um dos funcionários sobre a demora no atendimento médico ao marido e aos outros que estavam isolados.

2 – Um homem, que supostamente seria um dos trabalhadores fala do drama que estavam passando.

3 – Uma imagem do fogo na galpão e logo em seguida alguém filmando e é atacado por várias outras pessoas. Momentos tensos na localidade.

Acompanhe apertando o play do vídeo .

A situação atual dos trabalhadores infectados da Andrade Gutierrez

Com a revolta dos moradores, o prefeito da cidade de Campo de Lourdes depois da confusão solicitou que a Andrade Gutierrez levasse as pessoas para centros mais avançados que pudessem atender melhor em caso de um agravamento do quadro. O  Site Mais Oeste apurou que somente no sábado (30) foi que parte dos 28 trabalhadores infectados conseguiram ser recebidos  na cidade de Buritirama, até por que, parte destas pessoas é natural daquela cidade. Outra fonte do Site Mais Oeste disse ainda que o martírio dos infectados foi constrangedor, a empresa tentou acomodar os funcionários na cidade de Pilão Arcado e São Raimundo, mas todas não permitiram que o veículo onde estavam passasse. Hoje (31) essas pessoas estão em um local não revelado na cidade de Buritirama, outra parte foi com destino a cidade natal e os outros 16 estão em hotel na cidade de Barreiras.  A Andrade Gutierrez  suspendeu por 15 as obras do linhão T-BA-PI.

Confira  a nota na íntegra da Andrade  Gutierrez

Andrade Gutierrez e o Consórcio de linhas de transmissão Linhão BA-PI esclarecem que o incidente mostrado nas fotos foi provocado por protesto na zona rural de Campo Alegre de Lurdes (BA), para onde parte dois colaboradores diagnosticados com Covid-19 foi levado para isolamento. Populares impediram o acesso dos funcionários do consórcio ao alojamento durante algumas horas, inclusive com uso de armas, e atearam fogo em parte das instalações. O incêndio foi contido, sem prejuízo ao ambiente de isolamento dos funcionários, e a acomodação de todos foi feita após negociação. A construtora e o consórcio ressaltam que o isolamento não coloca em risco a população local, uma vez que as instalações têm amplo espaço e todos os cuidados estão sendo tomados. É importante reforçar ainda que os trabalhadores passam bem e estão assintomáticos, mas foram transferidos para a região por ter maior infraestrutura de saúde. A Andrade Gutierrez e o consórcio lamentam a postura da população, que em nada contribui para a resolução desse problema de saúde pública e coloca em risco a vida das pessoas.

Quer Mais Notícias clique AQUI:www.,maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.