Homem testa positivo para COVID-19 e fazendeiro não deixa equipe sanitária fazer exames nos funcionários da propriedade em Baianópolis

A secretaria da saúde de Baianópolis informou hoje dois novos casos de COVID-19 no município. O primeiro caso merece uma atenção especial das autoridades médicas e sanitárias de Baianópolis e do estado da Bahia. Segundo o relato do boletim o caso é um caminhoneiro da cidade de Teófilo Otoni Minas Gerais que estava transporte de grãos em uma fazenda na região agrícola conhecida como Cascudeiro. O caminhoneiro foi parado em uma barreira sanitária do município onde fez um teste rápido atestando positivo.

Dono de fazenda não teria permitido trabalho da vigilância sanitária

Segundo o boletim a situação fica mais grave por que a VIEP foi até a fazenda aonde o caminhoneiro estava trabalhando para fazer orientação e monitoramento das pessoas estavam no local. Segundo informações de moradores a equipe conseguiu entrar na fazenda acompanhada pela polícia militar mas foi  proibida de fazer os exames rápidos nos funcionários  ( a imagem da porteira na capa da matéria é meramente ilustrativa ) pelo dono da fazenda. Esta atitude por parte do fazendeiro pode tornar o local uma bomba relógio e casos eclodirem se providências rígidas não forem tomadas. O caminhoneiro já retornou para a cidade de Teofilo Otoni.

O outro caso é um funcionário público

O segundo caso trata-se de um funcionário público, de 38 anos, que reside na Sede de Baianópolis, apresentando sintomas há 12 dias, o boletim informa que o paciente testou em Laboratório Particular em Barreiras. Todos as pessoas do homem também estão em isolamento domiciliar.

O caso do caminhoneiro pelos critérios da sesab, podem não  contabilizar o caso como Baianópolis, por tanto a cidade ficaria até agora ( 03 ) com 2 casos.

Boletim da prefeitura de Baianópolis na íntegra

A Prefeitura Municipal de Baianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa a população que hoje foram identificados 02 NOVOS CASOS POSITIVOS PARA COVID 19.
O primeiro caso foi identificado na Barreira Sanitária, pois o paciente referiu sintomas gripais há mais ou menos 13 dias, porém no momento apresentando melhora do quadro, se trata de um caminhoneiro vindo de uma fazenda do Cascudeiro do Oeste, sexo masculino, 46 anos, RESIDENTE DO MUNICÍPIO TEOFILO OTONI – MG, por atender os critérios conforme Notas Técnicas do Ministério da Saúde realizou-se Teste Rápido confirmando diagnóstico, foi realizado todos os protocolos de notificação, busca ativa dos contactantes e orientações, o paciente JÁ RETORNOU PARA SUA CIDADE DE ORIGEM e RELATOU A FAZENDA DA QUAL TEVE ACESSO, no monitoramento o proprietário da Fazenda NÃO ACEITOU a presença da equipe sanitária bem como NÃO PERMITIU ACESSO AOS FUNCIONÁRIOS para devidas orientações, informamos ainda que a vigilância está tomando todas as providências legais para monitorar todos os contactantes com o caso positivo.
O segundo caso trata-se de um funcionário de empresa estatal, sexo masculino, 38 anos, reside na Sede de Baianópolis, apresentando sintomas há 12 dias e desde o início cumprindo ISOLAMENTO DOMICILIAR, vale ressaltar que o paciente testou em Laboratório Particular em Barreiras e contactou a equipe da saúde imediatamente enviando o resultado para respaldo na divulgação. Todos os contactantes da casa já estão em monitoramento e isolamento domiciliar conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

A equipe da Saúde está monitorando nesse momento 88 pessoas sem necessidade de notificação e sem critério de coleta.

Informa também que o paciente notificado que coletou exame nessa segunda feira 01/06 AGUARDA RESULTADO LABORATORIAL EMITIDO PELA UFOB.

Em tempo, informa que o PRIMEIRO CASO POSITIVO DE BAIANOPOLIS, após avaliação médica e seguindo RECOMENDAÇÕES MINISTERIAIS recebeu ALTA.

Portanto, dos 03 casos positivos, 01 está CURADO, 01 RETORNOU PARA CIDADE DE ORIGEM e 01 está em ISOLAMENTO DOMICILIAR sendo acompanhado pela equipe de Saúde.

A Secretaria de Saúde juntamente com Vigilância Sanitária reforçam o pedido a população que para melhor segurança FIQUEM EM SUAS CASAS e se tiver a necessidade de sair USEM MÁSCARA, NÃO aceitem visitas de amigos e familiares mesmo não apresentando sintomas, o ISOLAMENTO SOCIAL é a arma mais poderosa para juntos combatermos o COVID 19 em nosso município.

Quer Mais Notícias clique AQUI:http://maisoeste.com.br 

There are 1 comments

  1. Avatar

    Acionar o Juiz da Vara Criminal da Comarca para expedir o Mandado competente por se tratar de uma questão de saúde pública com prevalência sobre os interesses privados daquele proprietário.

Comments are closed.