A Secretária de Ação Social de Barreiras, Karlúcia Macêdo deixou o cargo secretária para disputar a próxima eleição. A pergunta é: Ela vai disputar como vice na chapa de Zito Barbosa ou em outro cargo?

Se afastar do cargo é uma exigência prevista na lei eleitoral, com isso Karlúcia volta a exercer apenas seu papel de vice-prefeita. Em uma carta de despedida, ela se despediu “em função de novos desafios que me dispus a enfrentar, para que Barreiras continue sendo a Capital do Oeste”.

Karlúcia também  agradeceu “ao Prefeito Zito Barbosa pela oportunidade de atuar como Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho e, junto com todos vocês, construir uma Secretaria técnica, nos pautando pelos preceitos do SUAS, com transparência, ética e humanidade”.

Confira a carta de despedida na íntegra

Queridas amigas e amigos,

Em obediência à exigência legal, me despeço de vocês em função de novos desafios que me dispus a enfrentar, para que Barreiras continue sendo a Capital do Oeste. Agradeço ao Prefeito Zito Barbosa pela oportunidade de atuar como Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho e, junto com todos vocês, construir uma Secretaria técnica, nos pautando pelos preceitos do SUAS, com transparência, ética e humanidade.

Saio com a sensação gratificante de dever cumprido, a meta sempre foi fomentar um Serviço de Assistência Social de qualidade em Barreiras, onde as pessoas em situação de vulnerabilidade pudessem encontrar acolhimento, apoio e informação necessária para mitigação ou resolução dos problemas vivenciados.

Hoje, esta é a realidade e por isso sou grata a cada um de vocês, servidores e amigos que, sem medir esforços, trabalharam incansavelmente pelos menos favorecidos de nosso município. Todos, sem exceção, a seu modo, dentro de suas limitações e capacidades, deram o seu melhor e eu reconheço e agradeço.

Juntos estruturamos o CREAS, o CRAM o Centro POP, quatro unidades dos CRAS e implantamos o quinto CRAS, reestruturamos o Selo Unicef, a Coordenação de Habitação, o CrediBahia, o CadÚnico/PBF, todos hoje com números acima das médias Estaduais e Nacionais. O programa Criança Feliz / Primeira Infância no SUAS, já atende 400 famílias, agora com ampliação para atender mais 400 famílias. O Acessuas Trabalho está estruturado e promovendo o acesso ao mundo do trabalho. Estabelecemos novos convênios que permitiram o acolhimento temporário de pessoas de todas as faixas etárias, inclusive de mulheres e famílias. Fizemos parcerias que oportunizaram investimentos externos para implantação do Projeto O Futuro na Medida (MPT) e, agora, do Programa de Inclusão Social (IAIBA). Realizamos 7 edições da Caravana da Cidadania. Realizamos eventos que oportunizaram a divulgação e conscientização da comunidade sobre os problemas sociais e violações de direitos vivenciados, principalmente por crianças e mulheres. Realizamos seminários, reorganizamos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, que durante o biênio 2018/2020 tive a honra de ser Presidente e, durante minha gestão, promoveu a última e mais democrática e transparente eleição do Conselho Tutelar de Barreiras, e o Conselho Municipal de Assistência Social, que em neste ano elaborou a Política Municipal de Assistência Social, que foi transformada na Lei Nº 1.435, de 18 de fevereiro de 2020. São tantas as ações que não tenho como enumerá-las, mas o importante é que estávamos juntos em todas elas.

Neste período de pandemia continuamos atuando com afinco, adaptando nossos serviços a realidade atual e indo a campo, mesmo que, por vezes, virtualmente. Continuamos a atender com humanidade e respeito, sem desassistir nosso público alvo, continuamos juntos. As crianças, que em tempos normais, eram atendidas presencialmente pelas visitadoras do Criança Feliz, agora receberam kits para atividades lúdicas e atendimento virtual. Os idosos atendidos por uma das unidades dos CRAS ou CREAS podem estão isolados, mas não sozinhos, equipes técnicas estão entregando kits de alimentação, higiene pessoal e proteção individual, além de informação e muito carinho, mesmo que de longe. Novos abrigos foram estruturados para acolhimento das pessoas em situação de rua, hoje o município conta com 3 unidades, que oferecem atividades psicossociais, lúdicas, esportivas, alimentação e pernoite (uma inovação), além do espaço e estrutura para higienização dos pertences pessoais deste público. Para nos aproximar e colaborar na prevenção e combate ao Coronavírus a Caravana da Cidadania foi reformulada, agora é Caravana da Cidadania e Informação. Neste modelo, técnicos dos equipamentos vão as ruas com apoio de carro de som e educadores sociais levando informação com muita descontração e distribuindo máscaras de proteção. O CRAS III, equipamento da Secretaria de Assistência Social, já produziu e distribuiu mais de 20.000 máscaras, com o tecido doado pela ABAPA. E para favorecer o atendimento em tempos de pandemia, abrimos canais de atendimento telefônico, por mensagem, por aplicativo WhatsApp e presencial com agendamento, cumprimento de todas as normas de proteção, tanto para o técnico como para o demandatário.

Não poderia deixar de expressar minha gratidão as demais secretarias de governo que, com apoio e comprometimento, vêm colaborando na mitigação dos problemas sociais e situações de violação de direitos. Agradeço também a parceria com o Ministério Público da Bahia e ao Tribunal de Justiça da Bahia, atuante na garantia de direitos. Agradeço ao Ministério Público do Trabalho em Barreiras pelo apoio no combate ao trabalho infantil, a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal pelo apoio e proteção, a AIBA e ao Instituto AIBA pela parceria para inclusão social de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a ABAPA que generosamente doou tecido para confecção das máscaras de proteção ao Coronavírus, a Diocese de Barreiras pela cessão de espaço para abrigar pessoas em situação rua, e ao 4º BEC, o Rotaract Club de Barreiras e a Agência Local do Banco Santander pela parceria com a doação de cestas básicas para entregar as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos CRAS e a todos os demais parceiros que, direta ou indiretamente, colaboraram para a efetiva proteção social dos mais vulneráveis em Barreiras.

Acredito que o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por todos vai continuar por este período em que ficarei afastada, pois esta equipe é profissional, apaixonada e comprometida. Conto com isso, conto com vocês.

Que Deus nos ilumine e nos guie por caminhos que nos permitam o reencontro exitoso.

Barreiras, 05 de junho de 2020.
Karlúcia Macêdo

Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.