231 casos: Entenda a surpreendente quinta morte por COVID-19 em Barreiras

O boletim da secretaria da Saúde de Barreiras trouxe uma triste e surpreendente informação neste domingo (21), mais uma morte por convid-19 no município. Este novo caso  teria sido segundo o boletim uma retificação de um exame do dia 13 de Junho de uma mulher  que teria  morrido no Pronto Atendimento do Hospital Eurico Dutra, o resultado divulgado no dia 15 /06 foi negativo mas somente hoje foi constatado o erro e a confirmação da morte por COVID-19.

Parente teria ficado irritado com o sepultamento 

Segundo informações de setores ligadas a saúde, o sepultamento teria sido feito seguindo todos os protocólos da COVID-19 no mesmo dia da morte 13/06 , quando ainda não teria saído o resultado, apesar da pessoa morar em Barreiras a familia teria solicitado que ela foesse enterrada em um povoado de Riachão das Neves, esse enterro com todas as exigências sanitárias teria provocado a irritação de um parente que não entendia que mesmo com a suspeita a pessoa teria quer ser enterrada daquela maneira. Somente   neste domingo ( 14 ) veio o resultado reavaliado do exame, a mulher que foi enterrada em uma localidade de Riachão das Neves estava mesmo com a COVID-19. A Prefeitura também informa como o resultado positivo da mulher saiu neste domingo ( 21 ) ela entra na estatística hoje e não no dia 13 de junho dia da morte.

Trecho do Boletim explica o ocorrido

Secretaria da Saúde de Bateuras informa também que conforme Nota de Esclarecimento do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) da UFOB, no dia 19 de junho de 2020 foi realizada a retificação de laudos de detecção de coronavírus emitidos pelo LAIVE, referentes a amostras analisadas no dia 15 de junho de 2020, implicando na modificação de 04 (quatro) resultados já divulgados em nossos boletins. Destes, 02 (dois) divulgados como positivos são negativos e 02 (dois) divulgados como negativos são positivos.

Desta forma um dos resultados divulgado como negativo referente a uma paciente que veio a óbito no dia 13 de junho no Pronto Atendimento Coronavírus é na verdade positivo, o que aumenta para 05 (cinco) o número de óbitos por Covid-19 no município. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que por se tratar de um caso suspeito no aguardo de resultado, o sepultamento transcorreu seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde para Covid-19, preservando assim a saúde e segurança de todos os envolvidos.

Resumo dos casos em Barreiras 

231  Casos confirmados –  (+ 24  casos desde o último boletim)

05 óbitos – ( 13/06), ( 15/06 ), ( 18/06 ),  (20/06) e (21/06 ) 3%

139casos curados –  ( + 9 casos com relação ao boletim anterior ) 60%

87 casos ativos com COVID-19 no município – ( + 6  com relação ao  boletim anterior ) 37%

================

85 casos em isolamento domiciliar – (  + 14 casos com relação ao boletim anterior )

02 casos com internamento hospitalar – ( + 1 caso com relação ao boletim anterior )

================

118 casos notificados e aguardando resultado ( – 19 casos com relação ao boletim anterior )

779 casos descartados ( + 29 casos com relação ao Boletim anterior )

================

3369 casos notificados com síndrome gripal ( + 10 casos com relação ao boletim anterior  )

A notícia segue depois do card das promoções das Lojas Alliança , clique  e veja 

Boletim na íntegra da Prefeitura de Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 31 (trinta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino, com idades entre 14 e 54 anos e 11 (onze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 33 e 55 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 53 (cinquenta e três) resultados, sendo que 29 (vinte e nove) testaram negativo e 24 (vinte e quatro) testaram positivo. Os 29 (vinte e nove) casos que testaram negativo trata-se de 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 20 e 66 anos e 08 (oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 33 anos.

Já os 24 (vinte e quatro) casos que testaram positivo, trata-se de 13 (treze) pessoas do sexo feminino, com idades entre 28 e 58 anos. Destas, 06 (seis) são sintomáticas e 07 (sete) tiveram contato com casos confirmados. E 11 (onze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 19 e 67 anos. Destes, 07 (sete) são sintomáticos e 04 (quatro) tiveram contato com casos confirmados. Dos 24 (vinte e quatro) casos positivos, 03 (três) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 137 (cento trinta e sete) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 231 (duzentos e trinta e um) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 139 (cento e trinta e nove) estão recuperados, 85 (oitenta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 02 (duas) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 118 (cento e dezoito).

A Secretaria de Saúde informa também que conforme Nota de Esclarecimento do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) da UFOB, no dia 19 de junho de 2020 foi realizada a retificação de laudos de detecção de coronavírus emitidos pelo LAIVE, referentes a amostras analisadas no dia 15 de junho de 2020, implicando na modificação de 04 (quatro) resultados já divulgados em nossos boletins. Destes, 02 (dois) divulgados como positivos são negativos e 02 (dois) divulgados como negativos são positivos.

Desta forma um dos resultados divulgado como negativo referente a uma paciente que veio a óbito no dia 13 de junho no Pronto Atendimento Coronavírus é na verdade positivo, o que aumenta para 05 (cinco) o número de óbitos por Covid-19 no município. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que por se tratar de um caso suspeito no aguardo de resultado, o sepultamento transcorreu seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde para Covid-19, preservando assim a saúde e segurança de todos os envolvidos.

Barreiras contabiliza hoje 3.369 (três mil trezentos e sessenta e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 779 (setecentos e setenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Quer Ler Mais Notícias clique Aqui:www.maisoeste.com.br