Barreiras registra no terceiro dia do mês de julho  407 casos confirmados de pessoas que contraíram a COVID-19. Esta sexta-feira ( 03 ) teve mais 17 casos confirmados e Barreiras continua com um percentual de pessoas curadas variando entre 0s 65% e 70%, 6 pessoas de Barreiras contiuam internadas, apesar da alta da paciente Solange Santos do Eurico Dutra, ou seja alguém deu entrada ficando o mesmo número, mas não sabemos onde estão os 6 pacientes se no Eurico Dutra ou no HO.

Dúvida gera especulação 

 Uma dúvida que gera muitos boatos e especulações principalmente nas redes sociais é sobre a taxa de ocupação dos hospitais  Eurico Dutra e o Hospital do Oeste . Nesta sexta-feira ( 3 ) correu uma informação sugerindo que os leitos do HO estavam ocupados em 100%, o Site Mais Oeste tentou apurar até quanto seria verídica as indagações das redes, entramos em contato com o HO que pediu que falasse-mos com  a assessoria da Sesab ( Secretaria da Saúde do estado da Bahia ) que disse que só se pronuncia sobre taxa de ocupação em termos estaduais. Daí conseguimos apurar junto a uma fonte confiável que o Hospital do Oeste  está com a sua capacidade na UTI de COVID girando em torno de menos de 50%, mais ou menos o que informamos na quinta-feira ( 02 ). O Eurico Dutra sabemos que tem doze leitos para pacientes em estado moderado, mas não sabemos quantos estão internados.

Ansiedade

Depois deste episódio, ficamos nos perguntando até que ponto é viável não fornecer esta informação para a popualação, tivemos até uma justificativa de pessoas ligadas a saúde que consideram que uma divulgação ampla pode gerar ansiedade e especulação entre as pessoas. Mas por outro lado a falta de informação também faz com que as pessoas fiquem fazendo especulações, o que pode gerar a mesma ansiedade. Em Barreiras existem 28 leitos, 12 no Hospital Eurico Dutra para toda a região para casos moderados, 16 no HO também para toda a região ( outros 29 leitos foram prometidos pelo governo do estado )   e os 10 do hospital central que devem ser entregues nos próximos dias, estes exclusivos para a população de Barreiras.

Resumo dos casos de Barreiras em 03 de julho de 2020

407 Casos confirmadosno total  / Julho 55 casos /  ( + 17 casos desde o último boletim)

05 óbitos – ( 13/06), ( 15/06 ), ( 18/06 ),  (20/06) e (21/06 )  1,22%

283 casos curados no total   / Julho 35 casos  /  ( + 23  com relação ao boletim anterior ) 69,54%

119 casos ativos com COVID-19 no município  ( – 6 casos com relação ao  boletim anterior ) 29,24%

======

113 casos em isolamento domiciliar  (  – 6 casos com relação ao boletim anterior ) 

06 casos com internamento hospitalar  ( Sem alteração  com relação ao boletim anterior ) 

107 casos notificados e aguardando resultado ( – 16 casos com relação ao boletim anterior )

989 casos descartados ( + 9 casos  com relação ao Boletim anterior )

4600 casos notificados com síndrome gripal ( + 49  casos com relação ao boletim anterior  

Boletim da prefeitura de Barreiras na íntegra 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não havia sido consolidado os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 26 (vinte e seis) resultados, sendo que 09 (nove) testaram negativo e 17 (dezessete) testaram positivo. Os 09 (nove) casos que testaram negativo trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 28 e 60 anos e 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 23 e 32 anos.

Já os 17 (dezessete) casos que testaram positivo, trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 07 e 55 anos. Destas, 07 (sete) são sintomáticas, sendo uma profissional de saúde, 02 (duas) tiveram contatos com casos confirmados. E 08 (oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 08 e 50 anos. Destes, 03 (três) são sintomáticos, 02 (dois) tiveram contatos com casos confirmados e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta, sendo 01 (um) profissional de saúde. Dos 17 (dezessete) casos positivos, 10 (dez) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 123 (cento e vinte e três) que aguardavam resultado. Sendo que dos resultados positivos de hoje, 04 (quatro) que fizeram Teste Rápido já cumpriram o isolamento e estão curados, por isso entraram como recuperados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 407 (quatrocentos e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 283 (duzentos e oitenta e três) estão recuperados, 113 (cento e treze) estão em isolamento domiciliar, 06 (seis) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 107 (cento e sete).

Barreiras contabiliza hoje 4.600 (quatro mil e seiscentos) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 989 (novecentos e oitenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 03 de julho de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Quer saber Mais clique AQUI: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.