Foto Capa: Reprodução/Instagram/ElzaSoares

Uma das maiores cantoras do Brasil, Elza Soares, completa 90 anos nessa quarta-feira (22). A data culminou na live “Elza in Jazz”, para a qual ela está se preparando desde o começo da pandemia e da impossibilidade de se apresentar ao vivo.

Elza Soares não gosta de aniversários e a chegada aos 90 anos não a fez mudar de ideia. A data exata do nascimento é controversa e dois momentos são celebrados: nesta quarta-feira (22), dia que está em sua carteira de identidade, e em 23 de junho, data que aparece na certidão quando foi emancipada. Mas, para ela, isso não faz diferença, o que importa é a música.

Neste mês de aniversário, ela lançou “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho, em junho, e a inédita “Negão Negra”, com Flávio Renegado será lançada na sexta (24). A música do rapper mineiro com Gabriel Moura é mais um protesto sobre o racismo estrutural e a sociedade desigual no Brasil.

“Vim do planeta fome continuo no planeta fome. É um país desigual, é uma coisa horrível, a gente vive nisso”, diz a cantora ao relembrar o episódio em que foi constrangida por Ary Barroso no programa de calouros que participou nos anos 50.

Carreira sem rótulos

Elza Gomes da Conceição começou cantando sambalanço com “Se Acaso Você Chegasse” em 1959, e se dedicou ao gênero nos anos 60.

Nos 34 discos lançados até 2018, ela se aproximou do samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop, do funk e diz que a mistura é proposital. “Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante”, compara Elza.

“Eu acompanho o tempo, eu não estou quadrada, não tem essa de ficar paradinha aqui não. O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo.”

O último disco lançado foi “Planeta Fome” em 2018, e ela diz que não tem planos concretos para outro álbum neste ano. “Ainda não, mas vai surgir. Minha cabeça não para, cara”, afirma Elza.

A única certeza é que não vai parar de cantar: “Nem de brincadeira. Parar por quê? Por que parar? Não tem porque né?”.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.