Foto capa: Reprodução Internet

Morreu nesta segunda-feira em Salvador, o professor e compositor Jorge Portugal, ícone da educação e da Cultura Baiana. Criador do programa de televisão aprovado, que ele se inspirou nos seus cursinhos que dava de madrugada para a juventude carente das periferias de Salvador. A inspiração virou realidade e por muitos anos ele apresentou o aprovado na Rede Bahia, vindo as praças afiliadas fazer o programa in loco, presencial para os estudantes da cidade. Barreiras foi uma dessas cidades, era um show de educação e cultura.

O dia que conheci Portugal em Barreiras 

Figura  sorridente, timbre de voz incomparável e pessoa pra lá de agradável, assim foi que vi e conheci Jorge Portugal. O professor era um mestre na gentileza e na simpatia, gostava de saber das coisas do lugar, se inteirar como as cidade funcionava, não perdia um lance de conversa. Nas vezes que nos sentamos para beber uma cerveja, no antigo bar Nego D´agua Jorge brincava, contava historias da sua trajetória  e também falava sério. Ele se preocupava muito com os jovens que conseguiam chegar ao segundo  grau e não tinham mais oportunidade de seguir em frente nos estudos. Foi em uma dessas conversas que ele idealizou e montou os cursinhos pré-vestibular nas madrugadas de sexta para sábado para ajudar e dar uma perspectiva de vida para os jovens de uma sociedade de carentes mas não de inativos do saber. Foi assim que conheci Portugal em Barreiras.

Ronimarkes Mota

Detalhes da morte de Portugal 

O professor e escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, morreu, aos 63 anos, na noite desta segunda-feira (3), em Salvador. Ele estava internado desde a tarde desta segunda, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Segundo a assessoria da unidade de saúde, Portugal teve de falência cardíaca aguda.

Ainda de acordo com o hospital, o ex-secretário de Cultura da Bahia estava em coma induzido e morreu por volta das 20h15. Segundo o boletim médico, ele já chegou à unidade em estado crítico com quadro de choque cardiogênico, que é quando o coração não consegue bombear sangue com eficiência.

Ele recebeu atendimento inicial e foi levado para o Hospital Geral Roberto Santos. Durante o trajeto, Jorge Portugal chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas foi estabilizado. Não há detalhes sobre o que causou o quadro de insuficiência.

Nascido na cidade de Santo Amaro,  no ano de 1956  Jorge Portugal completaria 64 anos na quarta-feira (5). Formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, ele foi um educador, poeta, letrista e compositor brasileiro que marcou gerações.

O educador ficou conhecido por obras voltadas para estudos universitários, como o livro “Redação é assim”, adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador.

O governador Rui Costa decretou um dia de luto oficial em homagem a Jorge Portugal.

Nossos sentimentos a mais este ícone da Bahia que parte e parte muitos corações de estudantes.

Quer mais notícias clique AQUI: www.maisoeste.com.br

 

Comentário desabilitado.