Foto//Arquivo Pessoal

Eurypedes Pamplona, de 101 anos e o único barreirense homem a combater o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, foi recebido pelo Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) durante a sua chegada no aeroporto de Barreiras, na manhã desta sexta-feira (11).

O Soldado Pinheiro, escritor da biografia de Eurypedes, acompanhou o pracinha nesse encontro. Ele falou ao Site Mais Oeste que foram recebidos pelo Presidente graças ao 4° BEC. “Fomos recebidos por ele, o presidente prestou continência ao Sr. Eurypedes. Nos demos o livro ao presidente  e um quadro com o diploma a marcha do centenário, que é em honra a todos aqueles que colaboraram a elevar o nome dos heróis barreirenses”, disse Pinheiro.

História de Eurypedes Lacerda Pamplona 

Eurypedes ainda jovem, alistou-se no Tiro de Guerra 128, antigo quartel da cidade, e extinto ainda na década de 30. Pouco depois de cumprir o serviço militar, mudou-se para tentar ganhar a vida no Rio de Janeiro, então capital federal, onde foi convocado para retornar às fileiras do Exército Brasileiro após o afundamento dos navios mercantes brasileiros pelos submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

O Cabo Pamplona combateu no Teatro de Operações da Itália sob o rigoroso inverno europeu, na função de atirador da metralhadora Ponto 50. Após dez meses, regressou ao Brasil vitorioso, mas carregando os traumas do conflito após presenciar a morte de vários amigos, metralhados nos campos de batalha.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br 

Comentário desabilitado.