Na tarde de sábado  (19), a Operação Bakiva foi deflagrada onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de uma rinha de galo desmontada e mais de 200 animais vítimas de maus tratos foram resgatados, no município de Glória e pontos distintos dos bairros Moxotó, Pedra Cumprida e Perpétuo Socorro, na cidade de Paulo Afonso.

Na operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Polícia Civil, Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV/BA) e ONG Animallia, 63 pessoas foram detidas.

Ao entrarem em um dos pontos focais, os policiais constataram que cerca de 40 pessoas participavam de uma competição ilegal, onde galos eram colocados em ringues, para duelarem entre si, muitas vezes até a morte.

Os agentes também encontraram dezenas de animais, encobertos e amarrados, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, em condições evidentes de maus tratos. Os animais apresentavam ferimentos na crista, no peito, no pescoço, nas asas e na cabeça. De acordo com a PRF, muitos foram mutilados e tiveram as esporas cortadas. Alguns deles estavam banhados de sangue, por causa das lutas que foram submetidos.

Os responsáveis foram identificados e, cada um, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Eles responderão na Justiça Criminal por condutas de maus tratos a animais. Foram lavrados mais de 60 TCOs e todos se comprometeram a comparecer quando intimados.

Além disso, a PRF informou que foram apreendidos vários materiais utilizados nas rinhas como biqueiras, esporas, gaiolas, balanças, tesouras, medicamentos, cadernos com anotações e uma certa quantidade em dinheiro que estava sendo aplicado nas apostas.

Conforme a PRF, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, e um revólver com cinco munições foi encontrado em um dos locais de busca.

Os animais foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários, biólogos e demais profissionais capacitados e foram levados para o setor de aves do IFBA, em Senhor do Bonfim, onde passarão por um processo de recuperação e readaptação.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br 

Comments are disabled.