Foto//Getty Image

Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente, Pelé, comemora 80 anos nesta sexta-feira (23). De 7 de setembro de 1956, quando estreou no Santos aos 16 anos, passando por 1º de outubro de 1977 quando se despediu e até pouco tempo atrás, o rei Pelé encantou o mundo, cumprimentou reis, parou guerras, fez adversários o reverenciarem, levantou arquibancadas com jogadas geniais e transformou estádios em teatros em que, no lugar dos xingamentos, se ouviram aplausos.

Pelé, no auge da carreira, não jogou por nenhum time europeu.  O Santos recusou ofertas de clubes como Real Madrid e Milan, numa época em que os jogadores tinham pouca influência sobre onde jogavam. A lenda brasileira acabou jogando por um clube estrangeiro, mas apenas em 1975, quando foi para o New York Cosmos, dos EUA.

E mesmo assim, o ex-jogador estabeleceu recordes, conquistou três Copas do Mundo, marcou na carreira 1.281 gols, de acordo com a mais do que confiável IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).

E hoje aos 80 anos, ele está recluso. Pelé não vive de renda, apesar de ter sido o precursor do marketing no futebol, em sua então milionária transferência para o Cosmos e suas inúmeras propagandas. Continua com patrocinadores.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br 

Comentário desabilitado.