Foto//Arte Mais Oeste

Neste domingo (15), acontece o primeiro turno das eleições 2020 que irá escolher nos novos prefeitos e vereadores de todos os municípios do Brasil, mesmo no Macapá, que teve a eleição adiada por causa do apagão. E para não errar na hora do voto, o Site Mais Oeste preparou um guia prático para o eleitor com todas as informações necessárias. Confira!

Horário da votação

A votação vai começar às 7h e terminará às 17h. Vale lembrar que às três primeiras horas será um horário preferencial para os idosos, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas quem tiver menos de 60 anos não será impedido de votar, apenas terá que esperar os idosos que estiverem na fila votarem.

Máscara e caneta

O protocolo de segurança sanitária publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral exige que todos os eleitores devem estar de máscaras ou não será permitido votar. Já a caneta, o TSE recomendações que cada um leva a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Como votar?

O mesário vai identificar o eleitor pelo documento oficial com foto ou pelo aplicativo e-Título. Após isso, o mesário vai digitar os dados do título e será autorizada ia do eleitor até a urna para ir votar.

Lembre-se: use álcool em gel antes de assinar o caderno de votação e após o voto.

O primeiro voto é para vereador (a). São cinco dígitos e, assim que a foto do candidato aparecer, é só apertar em confirmar.

Em seguida será o voto para prefeito. Serão apenas dois dígitos, assim que a foto do candidato escolhido aparecer, é só clicar em ‘confirma’.

Caso não tenha um candidato, basta apenas apertar ‘branco’ e depois ‘confirma’.

Mudanças na justificativa

No dia da votação, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral deverá fazer a justificativa pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, com uso do serviço de localização. O app pode ser baixado gratuitamente na sua loja de aplicativos.

Excepcionalmente, quem não possuir um celular poderá ir a um local de votação fazer a justificativa. Em até 60 dias após o pleito, também é possível fazer a justificativa da ausência sem pagar multa, apresentando documentos de comprovação.

Atenção: O TSE recomenda que quem estiver com febre ou teve Covid-19 14 dias antes das eleições, não deve ir votar para evitar a disseminação da doença. E não promova aglomerações nos locais de votação.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br 

Comentário desabilitado.