Foto//Adobe Stock

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (9), revelou que a produção industrial na Bahia registrou uma queda de -0,1% em outubro, comparado ao mês de setembro, ficando com um resultado pior que a média nacional.

Segundo a pesquisa, o resultado negativo ficou abaixo do desempenho nacional (1,1%). O estado teve a quarta maior queda comparado ao mesmo mês em 2019, ficando à frente apenas de Espírito Santo (-7,6%), Goiás (-9,6%) e Mato Grosso (-11,7%).

Além de apresentar resultado negativo comparado ao mês anterior, em relação a outubro de 2019, a produção industrial baiana também seguiu em queda (-6,5%) pelo sétimo mês consecutivo (cai desde abril). O ritmo da queda voltou a se intensificar, já que em setembro, o resultado da comparação havia sido de -1,4%.

Entre janeiro a outubro de 2020, a produção da indústria baiana acumula perda de -6,9%, em relação ao mesmo período em 2019. O resultado é um pouco pior que o do Brasil como um todo (-6,3%), de acordo com o levantamento.

Diferentemente do que ocorre no Brasil como um todo, o setor fabril da Bahia ainda não se recuperou das perdas registradas desde o início da a pandemia da Covid-19, mantendo uma queda acumulada na produção de -7,6% entre os meses de março e outubro.

Dos 15 locais pesquisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional, 8 apresentaram crescimento na passagem de setembro para outubro. Os melhores desempenhos ocorreram no Paraná (3,4%), Pernambuco (2,9%) e Santa Catarina (2,8%). Já o Rio de Janeiro (-3,9%), Goiás (-3,2%), Pará (-1,8%) e Espírito Santo (-1,8%) tiveram as maiores quedas.

*G1 Bahia

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.