Foto//Dircom

Com apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o poeta e cordelista Zeca Pereira, realizou nesta quarta-feira, 20, uma live no seu canal transmitido pelo Facebook sobre a Oficina de Cordel Online, projeto virtual de Literatura de Cordel.  A oficina aberta ao público abordou de forma criativa os vários gêneros literários, métricas, versos, sextilhas, contagem silábica e dicas para montar um cordel, apresentando também obras clássicas e escritores do movimento cordelista no Brasil.

O cordelista Zeca explica que o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc. Ele relembra que se inscreveu no 6º edital pela plataforma online, e no mês de dezembro recebeu aprovação.

“O cordel já é minha vida, meu trabalho e sonho desde 2002. Mas com a pandemia, os fazedores de cultura sentiram na pele a dificuldade para promover as obras e trabalhos culturais, então com a divulgação da inscrição e editais realizados pela Diretoria de Cultura para Lei Aldir Blanc, eu apresentei minha proposta e fomos aprovados. Quero levar o cordel feito aqui em Barreiras para o mundo, quero ajudar a manter viva essa literatura nordestina, um patrimônio cultural do povo brasileiro”, conta Zeca Pereira.

A diretora de cultura de Barreiras, Emília Moreno, destacou que diversos fazedores de cultura do município receberam aprovação no Edital, e devido à pandemia também utilizarão ferramentas virtuais para mostrar seus projetos ao público. “Teremos no mês de fevereiro uma live intitulada “Um Encontro Raízes- Ballet e Capoeira” com continuidade em abril, com aula ao Vivo de Oficina de Flexibilidade. Na verdade, ao longo de 2021, teremos muitos projetos e estaremos ajudando nossos fazedores de cultura na divulgação de suas lives e oficinas nas redes sociais”, disse.

Quem tiver interesse em assistir a Oficina de Cordel pode acessar o conteúdo gravado que está disponível no Facebook, Instagram e blog de Zeca Pereira.

Programa Aldir Blanc Bahia

Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.