Foto//Dircom

Barreiras encerra o mês janeiro com um índice de infestação predial por dengue de 0,33%, percentual considerado satisfatório tendo em vista que valores acima de 1% de infestação são classificados como ‘de alerta’, de acordo com Ministério da Saúde. Para evitar o aumento de casos da doença, em alguns bairros que apresentaram maior incidência de focos do mosquito Aedes Aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses está intensificando os trabalhos de combate e controle.

Desde terça-feira (2), as equipes concentram as ações no bairro Santa Luzia. O trabalho obedece a três etapas específicas: conscientização da população, eliminação dos focos (larvas) e borrifação para eliminar os mosquitos. As larvas coletadas são enviadas para laboratório onde a análise comprova ou descarta a positividade para dengue. Em casos positivos, a borrifação é realizada nas áreas que contornam o local do foco. Desta vez os mutirões não serão realizados, conforme explica o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar de Almeida.

“Entendemos que a limpeza de terrenos baldios, áreas externas das residências e demais espaços considerados propícios para abrigar criadouros do mosquito, é de responsabilidade dos proprietários. Nossos agentes de endemias têm a função de orientar, prevenir e combater a doença, mas somente a parceria e o apoio da população, com faxina de pátios, retirada de lixos, entulhos e matos, resultará na segurança para todos”, diz Dorimar.

Ele destaca ainda que neste período do ano, com maior incidência de chuvas seguidas de sol intenso, o cenário é propício para a eclosão das larvas e o aumento dos casos de dengue. Este fator foi primordial para a intensificação de ações de combate e controle nos bairros que apresentaram maiores índices. Na sexta-feira (5) será vez do bairro Santo Antônio receber as equipes de Agentes de Controle de Endemias e na segunda-feira (8), o trabalho terá início no bairro Nova Conquista.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.