Foto: Divulgação internet

Um novo decreto do munícipio de Barreiras de número 55/2021 de 5 de fevereiro foi publicado  no meio da tarde deste sábado ( 6 ) e autoriza a volta ás aulas na segunda-feira dia ( 8 ), exclusivamente para a educação infantil na rede particular,  para crianças até seis anos de idade, seguindo os critérios gerais.

Calendário da volta gradativa das atividades , entenda

Conforme foi anunciado antes pela mídia oficial e nas redes sociais que nesta segunda-feira ( 8 ) as aulas iriam voltar para todas as turmas na rede particular e na rede pública no dia ( 15 ).  Agora pelo mesmo decreto municipal depois de avaliar possivelmente as considerações do ministério público e do governo estadual, foi estabelecido um novo cronograma para a volta às aulas gradativamente.

08 de fevereiro – Rede particular 

As aulas voltam exclusivamente para a educação infantil da rede particular.  O Site Mais Oeste apurou o por que de somente a educação infantil na rede particular voltar agora.

Segundo a apuração o ensino infantil é regido plenamente pelo munícipio em questão, e o munícipio tem plenos poderes para poder autorizar o retorno seguindo a lei de diretrizes e base da educação infantil.

14 de fevereiro – ( Decreto do governo do estado )

Fim do decreto estadual que trata da volta às aulas, nesta data o governo do estado pode autorizar o retorno às aulas tanto na rede estadual  quanto na rede particular em todos os níveis, tudo pode depender ainda  da situação da COVID-19, mediante o cenário provavelmente um novo decreto estadual deverá ser baixado dando uma nova definição.

15 de  fevereiro – Rede Pública municipal

Seguindo ainda o decreto municipal de hoje ( 6 ) as escolas da rede municipal de ensino retomam as aulas presenciais para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos.

22 de fevereiro – Rede pública municipal

As aulas para as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

01 de março – Rede pública  municipal

O decreto permite a volta às aulas na educação infantil na rede municipal no dia primeiro de março, esta data coincide também com a data que a justiça da Bahia autoriza a volta para as aulas no estado. Agora caro internauta do Site Mais Oeste vamos ver se este calendário que colocamos aqui seja mesmo obedecido e não tenhamos mais surpresas.

Muita calma nesta hora

Depois de tantas idas e vindas de datas e prazos, pais, donos de escolas e profissionais da educação ficam pensando até quando essa novela vai se estender? A situação já levou a bancarrota várias escolas e profissionais, o pior é a questão da educação das pessoas sejam crianças, adolescentes e adultos,  que neste momento também nem sabem o que vão encontrar com tantas restrições, o que será deste retorno mesmo que gradativo? Por isso muita calma nesta hora, pois uma luz já existe no fim do túnel e é pertinente segui-la obedecendo prazos e situações, vamos em frente que logo tudo deverá passar.

Decreto municipal 55/ 221

https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2021/diario3373.pdf

 

 

Comentário desabilitado.