Foto//Dircom

Pacientes com sintomas de gripe, cefaleia, dengue, zika e chikungunya têm rotineiramente buscado atendimento na Unidade de Pronto Atendimento– UPA 24hs Clarice Borges no Bairro São Miguel, acentuando a demanda no local que tem suas equipes voltadas para casos de urgência e emergência. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que pessoas com esses sintomas podem buscar assistência médica nos postos de saúde próximos a sua residência ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde Emilly Raquel e do Bairro Jardim Ouro Branco, que estão com funcionamento estendido até às 22 horas.

“Neste período quente e úmido em que a incidência de arboviroses aumenta, assim como as síndromes gripais, é importante que os pacientes se atentem aos locais de atendimento. Procurar as nossas Unidades Básicas de Saúde garante mais agilidade na prestação do serviço, diminui o tempo de espera e evita a sobrecarga das equipes médicas voltadas aos casos de urgência e emergência”, explicou o secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Alves.

A ordem de atendimento na UPA é definida, conforme os dados colhidos na triagem e o quadro de saúde do indivíduo. Segundo a diretora administrativa, Keite Arcanjo, o número de casos que não caracterizam emergência ou urgência praticamente dobrou na unidade.

“Temos pacientes com sintomas leves, que procuram a UPA mais de uma vez durante a semana. Para casos de dengue, zika e chikungunya é necessário o preenchimento da notificação, o que exige ainda mais disponibilidade de tempo por parte da equipe. São classificados como urgência e emergência: síndrome coronária aguda, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, arritmias graves, intoxicação exógena, acidentes com animal peçonhento grave, descompensação de diabetes, emergência hipertensiva e crise convulsiva”, esclarece Keite.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.