Foto//Dircom

A parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio do Programa Vale Produtivo, junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e à Associação de Agricultores do Vale do Rio de Janeiro (Aprovale), está garantindo, desde 2019, produtividades até então desconhecidas pelas famílias de pequenos agricultores na zona rural do município. A proposta foca na cultura do milho e busca o fortalecimento da agricultura familiar, com doação de sementes selecionadas, correção do solo e acompanhamento técnico desde o plantio até a colheita.

Com resultados inéditos, agricultores como Jaime Pimenta, Geraldo Teixeira, que possuem cerca de três hectares cada, na comunidade de São Vicente, e também, “seu” Orlando, que se dedica à produção de milho nos quatro hectares localizados na comunidade de Melancia, receberam o prefeito Zito Barbosa e o vice, Emerson Carvalho. Durante a visita, puderam mostrar as lavouras, que prometem repetir a média de produtividade conquistada na última safra, de 60 sacas por hectares.

“É uma felicidade participar de um avanço como este da nossa agricultura familiar. Nesta região de São Vicente, por exemplo, antes deste projeto, simplesmente não havia colheita de milho por se tratar de áreas arenosas, solos sem argila e sem acompanhamento técnico e correção. As produtividades alcançadas no primeiro ano da parceria entre Prefeitura, Aiba e agricultores demonstra que ainda há muito a se fazer e se esperar desta e de outras regiões com potencial agrícola”, disse o prefeito.

Os agricultores participantes são capacitados pelas equipes da Secretaria de Agricultura que ainda fornece horas máquina, calcário para correção do solo e apoio técnico. Já a Aiba faz a entrega das sementes de milho, doadas pelos associados e ainda colabora no processo de comercialização da safra. “Muitos destes agricultores eram obrigados a deixar suas áreas e trabalhar em grandes fazendas, agora, têm a felicidade de ficarem em suas propriedades e de lá tirar o sustento da família”, diz o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Otoniel Teixeira.

Teixeira integrou a comitiva do prefeito Zito Barbosa juntamente com a primeira dama do Município, Marisete Bastos e o chefe de gabinete do Executivo, Jéferson Barbosa.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.