Foto//Reprodução TV Senado

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), reclamou durante a sessão desta quinta-feira (6) do que chamou de “falta de objetividade” do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que estava prestando depoimento. A postura de Queiroga foi criticada também pelo presidente da CPI, o senador Omaz Aziz (PSD-AM).

Renan perguntou diversas vezes se Queiroga compartilhava da opinião do presidente Jair Bolsonaro de que a cloroquina deve ser usada para tratar a Covid. O medicamento, que não tem eficácia para a doença, faz parte do “kit Covid” defendido por Bolsonaro.

Em todas as respostas, Queiroga dizia que a questão é técnica. Ele também alegou que a questão deve ser decidida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

“Conforme já externei, não faço juízo de valor acerca da opinião do presidente da República. Essa questão é de natureza técnica. Essa medicação, como outras, foi suscitada no tratamento da Covid. No começo, o uso compassivo foi feito em diversas instituições. E já existem estudos controlados que mostram que pacientes mais graves, em UTI, não tem efeito. Em pacientes intermediários, não tem efeito”, respondeu Queiroga.

Renan não ficou satisfeito com as respostas e comentou: “Vou passar para a pergunta seguinte, porque não conseguimos resposta”.

Então o relator quis saber se o governo está distribuindo cloroquina para estados, municípios e comunidades indígenas. Queiroga respondeu que “não tem conhecimento” sobre isso.

“Eu não autorizei distribuição de cloroquina na minha gestão. Não tenho conhecimento de que esteja havendo distribuição de cloroquina na nossa gestão”, afirmou o ministro.

Diante da postura de Queiroga, Aziz disse que o ministro foi à CPI na condição de testemunha e, por isso, tem o compromisso de dizer a verdade. Pela lei, quem vai como testemunha a uma CPI tem que responder as questões.

“Ministro Queiroga, acho que o senhor não entendeu sua posição aqui. O senhor é testemunha. O senhor tem que dizer sim ou não. Agora, dizer que o senhor vai dizer que o senhor não pode falar porque não sei o quê… O senhor está aqui como ministro da Saúde e como médico, o senhor não está como presidente do não sei do quê e tal. Então, como ministro da saúde e como médico, eu peço para vossa excelência responder, senão nós vamos encerrar esta sessão agora, nem vamos continuar”, afirmou Aziz.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.