Foto//Dircom

Como parte da programação da Semana do Cerrado, de 8 a 14 deste mês, mais uma nascente foi recuperada com a união das parcerias entre a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e as associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA); e Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA). Durante os dias 13 e 14, as equipes se dedicaram aos trabalhos de recuperação da nascente no Povoado de Água Branca – Barrocão de Cima.

O local foi isolado com cercamento, abertura de aceiro (técnica de desbaste da vegetação com a finalidade de prevenir a passagem do fogo) e plantio de mudas nativas para recuperação da área. Todo o trabalho foi realizado em conformidade com o Código Florestal, que define um raio mínimo de 50 metros como área de preservação permanente de nascente. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esta nascente foi identificada após a revitalização de uma outra, na mesma área.

“As duas estão muito próximas, a cerca de três metros uma da outra, ficam bem no alto, em um local de difícil acesso, mas estamos conseguindo finalizar o trabalho, usaremos o método caxambu, o mesmo utilizado na primeira nascente que revitalizamos naquela área. Acredito que encerramos a Semana do Cerrado com bons resultados com o mutirão de limpeza e desassoreamento de um trecho do Rio Grande e mais esta nascente revitalizada”, avalia o secretário Demósthenes Júnior.

Com mais esta recuperação, Barreiras contabiliza 19 nascentes que receberam os cuidados das equipes especializadas. O Projeto Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes conquistou, em março passado, o Prêmio ANA 2000, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Um reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da preservação dos recursos hídricos de Barreiras e região Oeste.

Parceiro – A Semana do Cerrado contou com as parcerias da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte; Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA); Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA) através do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO); o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17ª GBM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG); Associação de Pescadores; Clube Náutico e o Grupo de Mergulho Amigos da Pesca.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.