Foto//Dircom

Na última sexta-feira (01), equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizaram uma ação de educação ambiental e combate à poluição sonora nas ruas Alberto Coimbra, Dom Pedro II e outras vias próximas à feira livre que concentram pontos de grande movimentação de pessoas e fluxo intenso de carros e motos, com publicidades que utilizam aparelhos sonoros.

A ação, que teve o apoio das equipes da Guarda Municipal e Cootrans, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, buscou orientar e notificar os proprietários de som que fazem propagandas sonoras, e as lojas que usam caixas de som, quanto à Lei Municipal 480/99, que dispõe sobre o controle da emissão de ruídos no município de Barreiras, destacou a subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa.

Cartilhas com as orientações da lei e sua aplicabilidade foram distribuídas aos pedestres, além disso, os fiscais, em conjunto com agentes da Guarda Municipal percorreram as ruas e com a utilização de um decibelímetro para medir os decibéis (ruídos emitidos por um sistema de som), fizeram as intervenções necessárias. A Lei Municipal 933 orienta limites máximos de som em horários específicos. Pela manhã, em caso de residências o valor é de 55 dB (decibéis), à tarde, também 55 dB e à noite cai para 50 dB. Já em ambientes considerados diversificados, os limites permitidos são de 70 dB pela manhã, 65 dB à tarde e 60 dB à noite.

“Durante essa blitz educativa, dez veículos de som de propaganda foram notificados para o licenciamento ambiental. Queremos através da orientação, conscientizar as pessoas para que minimizem os impactos ambientais referentes à poluição sonora, são ações como essa, em pontos estratégicos, que contribui para essa redução”, afirmou o coordenador de Fiscalização Ambiental, Judson Almeida.

Dando sequência ao trabalho que vem sendo realizado aos finais de semana pela Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar, mais uma edição da Operação Pacto pelo Silêncio foi realizada. Como resultado da operação, foram seis aparelhos de som apreendidos, estabelecimentos autuados com as atividades suspensas.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.