Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras inicia mutirões de combate ao Aedes Aegypti

Foto//Dircom

Com o objetivo de evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite Zica e Chikungunya, as equipes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras percorrem casa por casa no mutirão que teve início nessa quinta-feira (14), pelo bairro Santa Luzia. A ideia é eliminar focos de proliferação do mosquito antes do período de chuva na região e consequentemente diminuir o índice de infestação predial, que atualmente o município registra em 0,16%.

Além das visitas domiciliares, as equipes realizam também a campanha educativa com entrega de folhetos explicativos e diálogo junto aos moradores, cuja ação busca conscientizar sobre a importância de cada um na prevenção das doenças causadas pelo mosquito. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, os mutirões acontecerão ao longo dos próximos meses, incluindo ações na zona rural.

“Estamos chegando no período de chuvas em nossa cidade, assim, precisamos redobrar os cuidados e o enfrentamento no combate ao mosquito Aedes Aegypti, para isso, contamos com a população nessa luta. A partir de novembro estaremos ampliando essas ações, inclusive com a cobertura na área rural.  Teremos também o uso do carro fumacê, importante aliado nas nossas ações contra as arboviroses, em casos pontuais e que precisam dessa intervenção”, pontuou Dorimar Almeida.

A melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito Aedes é combater os focos de acúmulo de água em locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, como por exemplo, em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Os mutirões seguem na próxima quarta-feira (20), no bairro Vila Rica; Morada Nobre na sexta-feira (22); Vila Amorim na terça-feira (26); Ribeirão na terça-feira, 11 de novembro, e em Barreirinhas no dia 10.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br