Barreiras é a 1ª colocada da Bahia no “Prêmio Band Cidades Excelentes” para municípios acima de 100 mil habitantes

Foto//Dircom

A Capital do Oeste é a primeira colocada na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Barreiras vence a premiação, tendo a capital Salvador e o município de Camaçari como segundo e terceiro colocados respectivamente. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila e é direcionado a todas as cidades do país.

A premiação veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através das boas práticas da gestão pública. O prêmio visa reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão, que sirvam de referência para outros municípios, e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir de ferramentas desenvolvidas pelo Instituto Áquila, que consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final. Os indicadores da premiação são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Barreiras vence em um pilar extremamente significativo para a aplicação e eficiência do gasto público. O pilar Eficiência Fiscal e Transparência, busca medir o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência da gestão.

De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad. “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Áquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo governo Federal junto ao Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”, analisa o presidente.

O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que estará em Salvador no dia 20 de outubro para receber a premiação, demonstrou grande satisfação com a conquista da Capital do Oeste. “Recebemos com muita alegria a comunicação do Grupo Bandeirantes para estar em Salvador no dia 20 de outubro recebendo mais esse prêmio para Barreiras. Recentemente apresentamos o Programa de Governo Barreiras 2030 Cidade do Futuro inteligente, sustentável e humana, um programa com 30 metas que projeta nossa cidade em um elevado patamar de desenvolvimento nos próximos 10 anos, mas os pilares já começamos a construir desde 2017 e naturalmente os resultados começam a se materializar, o que demonstra que estamos no caminho certo, porque Barreiras é nosso orgulho e o nosso futuro”, comemora o prefeito de Barreiras. A Cidade do Futuro agora segue para a etapa nacional da premiação, já devidamente destacada entre as 5.570 cidades brasileiras.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br