Foto//Dircom

Seguindo com a programação de comemoração ao dia do Agente de Combate às Endemias, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses realiza, até o próximo dia 22 de outubro, o curso de capacitação para os Agentes de Endemias que trabalham com o Programa de Arboviroses.

A programação teve início nesta segunda-feira (18), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e cerca de 146 agentes de endemias, na região de saúde de Barreiras, estão participando da capacitação. Na palestra de abertura, a enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Janaina Oliveira, falou sobre a importância da saúde no trabalho.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, essa capacitação contribuirá para o crescimento profissional dos agentes. “Queremos neste momento agradecer aos profissionais de endemias, que desempenham um papel fundamental no dia a dia do nosso município. Essa capacitação é uma demonstração do quanto esses agentes são importantes dentro de uma sociedade, realizando ações de promoção à saúde, prevenção e ampliando o acesso da população aos serviços de informação”, destacou Dorimar.

E com esse pensamento de levar em cada visita domiciliar a prevenção, o cuidado e a informação, a agente de endemias, Maria do Socorro que participa da capacitação, destacou a importância desse momento. “Será uma semana de conhecimento e de muita troca de experiência. Quando adentramos a uma casa para fazer o nosso trabalho de combate às endemias, também encontramos carência de conhecimento sobre as consequências que aquelas arboviroses podem causar, por conta disso, nós agentes, também levamos conhecimento para a população que precisa. Essa capacitação só vem agregar no nosso desempenho profissional”, afirmou.

A subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, acompanhada do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, destacou o empenho da gestão e reforçou o apoio dos profissionais no avanço da qualidade da assistência a população. “Essa capacitação faz parte da comemoração ao dia do agente de combate às endemias, nada melhor do que celebrar dessa forma, proporcionando conhecimento. Os agentes são o elo da comunidade e os serviços de saúde prestados pelo município, do trabalho preventivo e do acompanhamento direto nas comunidades. Nós sabemos da importância desse profissional, da luta diária no combate às endemias. Hoje, iniciamos esse treinamento, como forma de agradecimento ao trabalho realizado e pela excelência na prestação de serviço”, disse a subsecretária Jamile.

A semana de capacitação terá como instrutores o coordenador do NRS Centro Leste/BRS Serrinha, Aderaldo Nogueira de Souza e o subcoordenador do NRS Centro Leste/BRS Feira de Santana, Edivaldo de França Carneiro. O evento também contou com a presença do coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires e do entomólogo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVEP, Renato Freitas de Araújo.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.