Foto//Yara Nardi/Reuters

Os líderes dos 20 países que têm as maiores economias do mundo começaram uma reunião de dois dias em Roma, na Itália, neste sábado (30). Os grandes temas desse encontro devem ser impostos, Covid-19 e aquecimento global.

A expectativa é que haja discussões sobre mudanças climáticas, mas nesta reunião não deve haver um compromisso significativo para controlar o aquecimento global. Já há um rascunho do documento que os países devem assinar, e por esse texto há indicações de que os líderes se comprometeram com pequenos incrementos em metas de redução de emissões de gases que causam o efeito estufa.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, cumprimentou os líderes dos outros países e todos posaram para uma foto.

Os presidentes da China e da Rússia não foram presencialmente, o que diminuiu as esperanças de um grande progresso na diplomacia climática antes da próxima cúpula da COP26, em Glasgow, que é vista como vital para enfrentar a ameaça do aumento das temperaturas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que as conversas na Itália e na Escócia vão ser difíceis. Os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões de gás carbônico do mundo. A meta é limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

O rascunho da declaração também afirma que os líderes reconhecem que a importância de zerar as emissões de carbono até a metade deste século, uma meta que alguns dos grandes poluidores não reconhecem.

*G1

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.