Foto//Dircom

Com intuito de ampliar a dispensação da PEP – Profilaxia Pós Exposição, o Núcleo Regional Saúde Oeste (NRS/Oeste), realizou um encontro na manhã desta quarta-feira (30), no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento de Barreiras (CTA), para os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24H), da Vigilância Epidemiológica de Barreiras e demais profissionais de atuação farmacêutica dos municípios de Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Cristópolis, Riachão das Neves, São Desidério e Tabocas do Brejo Velho.

Conforme apresentação realizada pelas farmacêuticas Carla Suelck e Érica Souza e pela coordenadora do CTA, Ana Paula Miranda, a PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção causado pelo vírus H.I.V, existindo também acompanhamento para prevenção do vírus da hepatite B, C e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O uso desse medicamento serve para reduzir o risco de adquirir o H.I.V, devendo ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativos ou com rompimento) e em acidente ocupacional (com instrumento perfurocortante ou contato direto com material biológico).

A capacitação, conforme Rízia Cláudia, referência técnica de IST, Hepatites e H.I.V do Núcleo Regional, teve como principal objetivo ampliar a dispensação desse medicamento em demais municípios, o que antes era realizado somente no Hospital do Oeste (H.O) e no CTA. “Tínhamos apenas o H.O e o CTA como referência para realizar essa dispensação do medicamento para 15 municípios da região oeste, e com objetivo de facilitar o acesso desse medicamento com mais facilidade para outras pessoas resolvemos descentralizar para outras unidades de saúde desses municípios. A ideia é expandir o acesso”, pontuou.

A PEP por ser um método preventivo não pode ser usada a todo o momento, pois pode causar efeitos colaterais, respeitando sempre o prazo de 72h para o uso da medicação, é o que alerta a coordenadora do CTA/Barreiras “A PEP é uma tecnologia inserida dentro das estratégias de prevenção, assim, hoje estamos apresentando toda essa estrutura técnica entorno desse medicamento e tirando possíveis dúvidas. Agora, esses municípios poderão também fazer essa dispensação, contribuindo para o conforto e comodidade para pacientes que venham precisar utilizar o medicamento”, destacou Ana Paula Miranda.

Participaram também da capacitação o coordenador da VIEP/Barreiras, Lucas Andrade; a coordenadora da UPA/24H, Keite Arcanjo e a farmacêutica do Hospital da Mulher e do Centro de Parto Normal, Samara Belizario.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.