Foto//Dircom

Durante o mês de março as Unidades Básicas de Saúde de Barreiras ofereceram ao público, um ciclo de atividades educativas no formato de sala de espera. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da promoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis. Também reforçou a população sobre os perigos da obesidade, uma doença que teve acelerado crescimento de casos durante o período da pandemia.

“Esta temática traz grande importância em virtude da necessidade de dialogar sobre a saúde e nutrição neste período pandêmico e também pelo aumento dos casos de obesidade. Estamos falando de uma patologia crônica que muitas vezes é a porta de entrada para dezenas de complicações clínicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, infertilidade, doenças osteoarticulares e até alguns tipos de câncer”, alerta a coordenadora do serviço de nutrição da Secretaria de Saúde, Nélida Bastos.

Março foi escolhido por celebrar, no dia 04 o Dia Mundial da Obesidade e dia 31 o Dia da Saúde e da Nutrição, esta última data, criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da saúde e da boa alimentação. “Apesar da relação da alimentação com a saúde não ser novidade, temos que sempre nos lembrar que ela existe, daí a importância de motivar as pessoas para que melhorem cada vez mais os nossos hábitos alimentares e consequentemente, a saúde e bem-estar”, diz a coordenadora.

Durante todo o mês a área técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, através da nutricionista Joceli Santos, conduziu as rodas de conversas problematizando os riscos associados ao consumo de alimentos industrializados e reforçando as orientações do Guia Alimentar da População Brasileira que prioriza o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Mais do que um instrumento de educação alimentar e nutricional, o conteúdo do guia se insere dentro da estratégia global de promoção da saúde e do enfrentamento do excesso de peso. “Para sairmos da agenda da doença precisamos trabalhar pela melhoria da alimentação e incentivar a prática de hábitos saudáveis”, explica a nutricionista.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.