Foto//Reprodução

Na tarde de quarta-feira (30), um operário morreu depois de ser atingido na cabeça por uma máquina tipo betoneira, enquanto trabalhava em um trecho da construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), no povoado de Almas, em São Desidério. De acordo com testemunhas, Robson Gonçalves da Silva, de 34 anos, subiu no equipamento para colocar materiais de construção da massa, quando uma das hélices da máquina o atingiu na cabeça.

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo do trabalhador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito para apurar a morte do operário Robson e informou que vai investigar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente e reunir informações que identifiquem as causas que levaram a morte do trabalhador da Fiol.

Caso haja algum descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente do operário, de acordo com o MPT, poderá ser proposto um termo de ajustamento de conduta ou ajuizada uma ação na Justiça do Trabalho.

Sobre a Fiol

O trecho onde o caso ocorreu morreu faz parte dos 18 km das obras da ferrovia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou em 2020. Na ocasião, ele esteve na cidade para assinar um termo de compromisso e parceria entre a Construtora Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (Valec) e o Exército Brasileiro, para a construção.

A extensão corresponde a cerca de 0,8% do trecho baiano da FIOL que, quando for entregue, vai ter 1.500 km de extensão entre Barreiras, no oeste baiano, e o Porto Sul, em Ilhéus. Segundo a Valec, empresa ligada ao Ministério dos Transportes e responsável pelas obras da FIOL, a meta estabelecida pelo Ministério da Infraestrutura é de que, até o final de 2022, 85% da obra tenha sido concluída.

As obras de construção da Fiol começaram em 2011, em uma parceria entre os governos federal e da Bahia. No entanto, por falta de verbas, foi paralisada entre 2015 e 2017. Quando for concluída, a ferrovia deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.