Foto//Dircom

O primeiro ciclo de capacitação voltado aos profissionais que atuam na Atenção Primária de Barreiras foi aberto nesta quarta-feira (6), com a participação dos agentes de endemias do município. O evento prevê outras duas rodadas de treinamentos, integrando o Projeto de Capacitação e Qualificação em Urgências da Rede de Saúde de Barreiras, da atenção primária à Média e Alta Complexidade. A iniciativa é da Central de Regulação de Urgências do SAMU 192, em parceria com a Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Durante todo o dia, os profissionais acompanharam no auditório da Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, as orientações repassadas pelos acadêmicos de Medicina sobre cuidados e protocolos nos atendimentos às vítimas de queimaduras, mordeduras e picadas de animais peçonhentos, pronto socorro em fraturas, em paradas cardiorrespiratórias, entre outros assuntos. Demonstrações práticas foram executadas com a participação dos presentes, que puderam aprender melhor e tirar dúvidas sobre as técnicas utilizadas em cada caso.

“Nós ligantes, esperamos que a partir dessa capacitação os profissionais estejam aptos a ajudar a população em situações cotidianas, como no caso de queimaduras, situações de engasgo, sangramentos volumosos ou em parada cardiorrespiratória”, destaca o integrante da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFOB, Eugênio Nunes do Carmo. Segundo ele, o Projeto foi idealizado após a identificação e percepção da necessidade de fortalecimento e qualificação da rede de saúde de Barreiras bem como nos benefícios à população. “Acreditamos que será um momento importante de fortalecimento aos profissionais envolvidos”, finaliza.

A subsecretária Jamile Rodrigues parabenizou a iniciativa e destacou a importância do treinamento. “A Central de Regulação do SAMU e os acadêmicos da UFOB estão de parabéns pelo projeto porque é fundamental que os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos estejam prontos para atender as ocorrências de forma rápida e segura, então, esta capacitação reforçará o trabalho que eles realizam”, destacou. As duas próximas etapas do treinamento serão realizadas nos dias 20 deste mês, para enfermeiros e técnicos da Atenção Primária à Saúde e no dia 05 de maio para os agentes comunitários de saúde.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.