Foto//Dircom

Barreiras comemora 131 anos no dia 26 de maio e a Prefeitura de Barreiras lançou nesta quinta-feira (7), a Programação Oficial do aniversário da cidade. O ato aconteceu em uma noite memorável no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, e contou com a presença do prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-prefeito, Emerson Cardoso e do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira.

O evento também foi prestigiado pelos vereadores: Hipólito dos Passos, Adriano Stein, Alcione Rodrigues, B.I Aires, Francisco Sobrinho, João Felipe, Silma Alves, Valdimiro José e Yure Ramon; além de representantes de instituições educacionais como reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Antônio de Miranda; diretor do DCH-Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Reginaldo Cerqueira; o presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Valney Rigonato; a professora da UFOB e UNEB e acadêmica da ABL, Marilde Queiroz; e ainda secretários, subsecretários e demais servidores municipais.

“Quero agradecer a Deus por este momento que depois de dois anos de pandemia nos concede essa oportunidade de celebrar a vida, e vamos agradecer essa dádiva comemorando o aniversário de 131 anos da nossa cidade. Teremos uma ampla programação para as famílias e pela primeira vez Barreiras será sede de um grandioso evento que colocará nossa cidade no centro dos debates turístico do Brasil, o que irá fomentar em larga escala, o turismo em nosso município e região. É uma alegria muito grande poder comemorar os 131 anos de Barreiras, será uma grande festa, com muitas atividades em diversas áreas preparadas com muita dedicação e carinho. É assim que vamos continuar cuidando da cidade e cuidando das pessoas, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, frisou Zito Barbosa.

Programação

Abrindo as comemorações, um show gospel com o cantor Isaias Saad acontece na Praça Landulfo Alves no dia 21, juntamente com a Exposição de Artes em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial e a apresentação da Banda 5X ELAS. Na sua sexta edição, a Festa Literária de Barreiras (FLIB) é destaque na Cultura, entre os dias 23 e 25 de maio. Grandes nomes da Literatura Brasileira se apresentarão no espaço do Centro Histórico, como o poeta e cordelista Bráulio Bessa no dia 24. Já nos dias 28 e 29, a programação conta com mais uma edição da FEIRARTE, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Atividades da cultura popular e exposição de carros antigos também estarão presentes.

No dia 25 de maio será de muita música e entretenimento com o show do cantor Nando Reis, que encerra a programação da Festa Literária e homenageia Barreiras pelos seus 131 anos de história. No esporte, haverá uma variedade de modalidades de práticas esportivas programada para acontecer entre os dias 22 a 29 de maio, como a corrida rústica, prova de ciclismo, capacitação em futsal, tênis de mesa, xadrez e a tradicional corrida “Arraial Trail Run” no Arraial da Penha.

Um evento inédito e inovador também irá compor a programação de aniversário da cidade, trata-se do Encontro dos Gestores Municipais de Turismo do Estado da Bahia – GESTUR, com o tema “Um destino turístico, novas atitudes!”. O encontro, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, é voltado para prefeitos e secretários de turismo dos 128 municípios turísticos do Estado da Bahia, também para os 16 coordenadores das Câmaras Técnicas de Turismo. O objetivo é mostrar através de debates e rodas de conversas as atividades econômicas do turismo, seu potencial econômico e como esse segmento interfere na qualidade de vida das cidades e de seus habitantes. Dentro dessa programação está a divulgação do resultado do Projeto História Viva – “Cidade do Futuro que Preserva seu Passado”, no dia 26.

A programação traz ainda em sua grade, a Feira do Zé Buriti, uma vitrine para que produtores do Vale possam divulgar e comercializar os produtos da agricultura familiar na Praça São João Batista, no dia 24. A programação cultural e esportiva, que também envolve agricultura, turismo e cuidados com a saúde mental, será encerrada no dia 28, com o grandioso show da dupla Anavitória.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.