Foto//Dircom

Equipamentos de Cultura como o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Biblioteca Folk Rocha, Museu Municipal Napoleão Mattos de Macêdo, Escola Municipal de Música Maestro Antoninho Sampaio, Escola Municipal de Teatro, Academia Barreirense de Letras, além de Praças centrais da cidade, irão receber às atividades da maior Festa Literária do Oeste da Bahia (Flib), entre os dias 23 e 25 de maio. Neste ano, a temática “Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”, será o foco das atividades que acontecerão nos três dias do evento, com o objetivo de ecoar as vozes dos sertões brasileiros nas diferentes linguagens, em especial na linguagem literária.  A abertura oficial acontece no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, às 08h, com a presença de toda a curadoria e autoridades municipais.

O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Barreiras, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba); Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), como Instituições curadoras.

Várias atividades já estão programadas para acontecer dentro da FLIB, tanto no palco principal na Praça Landulfo Alves, quanto nos equipamentos públicos de cultura, são apresentações musicais e teatro, oficinas de atividades lúdicas, exposição de artes e fotografias, mesa redonda, rodas de conversa literária, contação de histórias, e a grande conferência com o tema central da Festa Literária “As vozes do sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”, com o escritor Roberth Novaes, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

Esse ano, a Festa Literária também será contemplada com uma oficina conduzida pela a atriz Márcia Andrade, na Escola Municipal de Teatro, com a temática “Arte é + saúde para maturidade”, uma oficina e instalação artística, com a Fotógrafa Retratista e Atriz Lauren Lima, na Praça Amphilóphio Lopes, com a apresentação do Projeto “A Revolução das 30+”, que tem como função social, apresentar e discutir os aspectos que permeiam o cotidiano das mulheres como a luta pelas conquistas e validação de direitos, sendo um convite para a reflexão sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, sem perder de vista o contexto, através de registros históricos e sociais, mas também, por meio da contribuição de relatos da vida privada de cada participante, que é única e de extrema importância.

“É um evento aberto para toda população barreirense e visitantes. Pensamos em uma programação que contemplasse a todos, desde as crianças até adultos, onde durante esses três dias, a Flib receberá alunos de escolas das redes municipal, particular e estadual e do ensino superior. É um evento grandioso, a maior Festa Literária do Oeste da Bahia, que este ano traz grandes nomes da literatura, como Bráulio Bessa que se apresentará na FLIB com o “Poesias do Melhor Fazedor”. Estamos muito ansiosos e felizes por toda a estrutura que está sendo pensada e preparada para a população, e sobretudo, porque coloca Barreiras como polo de cultura e arte”, pontuou Emília Moreno.

A Festa Literária será encerrada no dia 25, com um grande show de Nando Reis, mas as comemorações dos 131 anos de emancipação política de Barreiras se estendem até o dia 28 de maio, quando a dupla Anavitória se apresenta na Capital do Oeste.

FLIBINHA

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura, desenvolvendo a linguagem e oportunizando o conhecimento do campo da imaginação. Essa é a proposta da Flibinha, oportunizar essa prática didático-pedagógica com a literatura. Para esse espaço dedicado às crianças e alunos da educação infantil e fundamental terão apresentações de teatro, cordel, dança e contação de histórias, dentre outras. As ações irão acontecer no Centro Histórico, no Caparosa.

Dentro da programação, acontece uma palestra com o escritor, cineasta e ator, Vicentini Gomez, com a distribuição de 200 livros; contação de história com Maria Augusta e Deusdália Guedes; música e teatro com o grupo Vira Toco; além de apresentações de alunos de diversas instituições da rede municipal de ensino.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.