Foi entregue na noite desta segunda-feira (30), a premiação do concurso “Projeto História Viva: Cidade do Futuro que preserva seu passado”, idealizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Planejamento e Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso, representando o prefeito Zito Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; coordenador técnico do Concurso, Marcus Penalber; representante do CREA/BA, Mauricio Mayer; representantes da Comissão de Avaliação, Simone Kuriki e Fernanda Libório; demais vereadores, secretários municipais, empresários, engenheiros, arquitetos, artistas e sociedade civil. A premiação encerrou a programação de eventos em comemoração aos 131 anos de emancipação política da Capital do Oeste.

Parte integrante do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, sendo a 23ª meta, o Projeto História Viva, Cidade do Futuro que preserva seu passado, foi regido em conformidade com a Lei Federal n°8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, e será desenvolvido com a intervenção da iniciativa privada com o objetivo de restaurar prédios, monumentos históricos e espaços públicos, valorizando ainda mais o sentimento de pertencimento de cada cidadão barreirense.

Os monumentos foram divididos em cinco lotes, que inicialmente foram contemplados: as Ruínas do Antigo Matadouro, Usina Hidrelétrica Geraldo Rocha, antiga Delegacia de Barreiras, Rua Humaitá, Praça Dr. Augusto Torres, Praça Amphilóphio Lopes e a Praça Duque de Caxias.

Durante a apresentação que antecedeu o anúncio dos vencedores, a diretora de Cultura, Emília Moreno fez a leitura da Ata que homologou o resultado do concurso. No 1º lote, que contempla o Antigo Frigorífico de Barreiras (Matadouro), o primeiro lugar ficou com a arquiteta, Julia Adriani Marçal Fioretti e o segundo com a arquiteta, Daniela Vieira Cunha. No 2º lote, composto pela Antiga Usina Hidrelétrica, o primeiro lugar ficou com a arquiteta Luiza Dalle Zotte.

O lote 3, que abrange a Antiga Delegacia, não obteve inscrições e projetos para a concorrência. Já o lote 4, onde estão inseridas a Rua Humaitá e a Praça Dr. Augusto Torres, o primeiro lugar ficou com a arquiteta, Hanna Rasia Figueiredo, e o segundo lugar, com a arquiteta, Maria Clara Ferreira. E por fim, o 5º lote contemplou às Praças Amphilóphio Lopes e Duque de Caxias, a arquiteta, Marianne Gomes de Campos. Todas as arquitetas premiadas apresentaram aos presentes o projeto que foi estruturado para revitalizar os espaços públicos.

A arquiteta vencedora do segundo lote, Luiza Dalle Zotte, falou da emoção em ter o projeto contemplado. “Ter meu projeto contemplado é uma grande realização e honra, e a grande expectativa agora é viabilizar a sua construção, afinal, nos debruçamos com muito comprometimento para criar uma proposta que incorpora os acontecimentos do passado e as necessidades do presente, de maneira a fortalecer, por meio do uso, a relação afetiva entre a Usina e os barreirenses, favorecendo a reconexão dos cidadãos com nossa história, memória e consequentemente promovendo a sua revitalização”, pontuou a arquiteta.

Em seu discurso, o vice-prefeito, Emerson Cardoso, destacou que o concurso, com certeza valorizará ainda mais o sentimento de pertencimento de cada cidadão com a cidade. “Esse é um projeto de grande sensibilidade. Para nós, é uma alegria muito grande estar hoje premiando esses profissionais, que tanto se dedicaram para estar aqui apresentando esses projetos, que foram pensados e idealizados, e que irão ter a impressão dos nossos arquitetos, dos nossos profissionais que amam Barreiras. Agradeço de coração a todos os arquitetos e profissionais, que submeteram as suas ideias e pensamentos, e sobretudo o seu sentimento de pertencimento por Barreiras. Obrigado por terem valorizado essa iniciativa da Prefeitura de Barreiras, que para nós foi muito importante”, destacou Cardoso.

O evento contou ainda com a presença da historiadora de Barreiras Ignez Pitta; diretor de Ensino do IFBA, Anderson Almeida; vice-reitor da UFOB, Antônio Oliveira; os vereadores Adriano Stein, Ben-Hir Aires, Dr. Sileno, Ivete Ricardi, Francisco Sobrinho, Rider Castro e Valdimiro José, além dos secretários e subsecretários municipais, João Sá Teles e Luzeni Santos (Infraestrutura), Junior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Gislaine Barbosa (Administração), Gabriela Nogueira e Cátia Alencar (Educação), diretora de Cultura, Emília Moreno, subdiretor de Cultura, Humberto Júnior, coordenadora da Assistência Social, Denise Mesquita.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.