O ano era 1972, quando os cearenses chegaram em Barreiras, na Bahia, juntamente com o 4º Batalhão de Engenharia de Construção, diretamente da cidade de Crateús/CE, e iniciaram suas histórias e contribuições para o desenvolvimento do município e região. Neste último final de semana, foi celebrado o jubileu dos 50 anos dos cearenses em Barreiras e uma diversidade de atividades marcaram a data tão significativa para o município, principalmente para a colônia cearense que vive na Vila dos Funcionários.

Organizada pela Associação Cultural Remelexo Cearense, a festa contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Diretoria de Cultura durante os três dias de comemorações. Na sexta-feira (1º), as celebrações tiveram início com as tradicionais quadrilhas juninas Sapecou Queimou e Encanto do Oeste, dança contagiante que compõem a cultura nordestina, seguida das apresentações das bandas Milho Cru e Cleia Lima na quadra poliesportiva do bairro.

No sábado (2), a noite foi dedicada à poesia, cordel, paródias e outras homenagens aos pioneiros do bairro, um deles foi seu José Vieira de Meneses Filho, de 62 anos, que veio para Barreiras em 17 de outubro de 1976. A data marcante para ele é também motivo de alegria e admiração para sua filha Gerlane Meneses e sua esposa Edna Meneses, que acompanharam a entrega da placa de homenagens.

“É um momento emocionante, vivenciar tudo isso daqui nos deixa com o coração bem feliz. Hoje foi uma oportunidade de ver colegas antigos de meu pai, fazer ele também reviver bons momentos nesta cidade, cultivar amigos e essa linda história que os cearenses construíram em Barreiras”, destacou a filha Gerlane.

No total, 100 pessoas foram homenageadas, incluindo idosos, funcionários civis do 4º BEC e outras personalidades que contribuíram para essa história de sucesso, entre elas o destaque para as construções das ferrovias; açudes; barragens; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; duplicação da BR 101; a entrega da obra do anel viário em Barreiras e tantas outras que fortaleceram, e ainda fortalecem, o crescimento e o desenvolvimento da Capital do Oeste.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, da vereadora Tetéia Chaves e do sargento Bernardo que também fizeram homenagens. Para o presidente da Associação Cultural Remelexo Cearense, o apoio da Prefeitura foi fundamental para o êxito da festa, que destaca os 50 anos dos cearenses em Barreiras. “A Remelexo Cearense tem 45 anos de história neste município e pela primeira vez tivemos esse apoio que foi fundamental para a realização desta festa que teve como principal objetivo, valorizar os pioneiros de toda essa história e mostrar para todos a importância deles, incluindo a cultura nordestina em Barreiras e região”, pontuou Everton Lucas de Souza.

Ainda no sábado, a festa contou com a animação das bandas Isaías Estilizado, Teixeira do Forró e Nilmar Nascimento. O encerramento das celebrações dos 50 anos aconteceu no domingo (3) com realização de uma alvorada pela banda de música do 4º BEC, seguido de café da manhã e um passeio ciclístico. Já à noite, uma missa especial foi celebrada pelo Bispo Dom Moacir Arantes, na Igreja Nossa Senhora das Graças.

Para o vice-prefeito de Barreiras, que participou do evento acompanhado da diretora de Cultura, Emília Moreno, da secretária do prefeito Lurdinha Pessoa, e da coordenação da Diretoria, o momento foi oportuno para reconhecer esses atores pioneiros do Oeste e a valorização cultural do Ceará. “Agradecemos por tudo que já fizeram e pelo que estão fazendo pela nossa cidade e região. Somos muito gratos por toda essa contribuição, os cearenses trouxeram além do desenvolvimento para o nosso município, também alegria e essa rica cultura. São desbravadores de todo nosso presente, conseguimos, com certeza, elencar todas essas contribuições para o nosso município”, destacou Emerson Cardoso.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.