Uma manhã dedicada ao conhecimento, aprendizado e troca de experiências que estão dando certo. Foi assim nesta quinta-feira (28), data em que se comemora o Dia do Agricultor, durante uma visita técnica realizada pelo secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques e equipe técnica, nas áreas de cultivo de pimentas na região do Val da Boa Esperança e Boca de Gerais. A perspectiva é que esses agricultores dos assentamentos possam iniciar o cultivo dessa cultura em larga escala e passem a serem fornecedores dessa matéria-prima, necessária para a produção de molhos e conservas, a exemplo da marca Vó Preta, que já está disponível nos mercados do município.

Distante 40 km da sede, de fácil acesso e trafegabilidade, especialmente após as intervenções de pavimentação asfáltica realizadas na estrada do Val da Boa Esperança pela Prefeitura de Barreiras, os pequenos agricultores dos assentamentos Santa Rita e Zequinha Barreto, foram convidados pela Secretaria de Agricultura para participarem da visita técnica.

Durante a visita, os pequenos agricultores tiveram acesso às propriedades e puderam tirar dúvidas do processo desde o plantio até os cuidados necessários para o cultivo dos vários tipos de pimenta. Segundo a presidente do Assentamento Santa Rita, que já cultiva morango, mandioca, hortaliças, tomate, pimentão e agora quer implantar o cultivo da pimenta, esse momento de interação foi muito importante. “Com o apoio da Secretaria de Agricultura que nos dá todo o suporte técnico agrícola, estamos cada vez mais preparados para ampliar a nossa produção, e nesse momento, a intenção é dar início ao cultivo de pimentas. Estamos aqui nessa visita técnica para aprender como funciona e nos fortalecer no processo de produção”, pontuou Elenir Pereira.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, dentro do Programa Vale Produtivo, assiste esses agricultores que recebem calcário para correção do solo, horas máquina, assistência técnica e extensão rural. O secretário José Marques que esteve acompanhado também dos vereadores Adriano Stein e Rodrigo do Mucambo, destacou a importância da visita técnica neste momento. “Estamos hoje em uma área que já realiza o cultivo de pimentas e fornece para as indústrias que produzem molhos e conservas implantadas aqui mesmo na região. O nosso objetivo é trazer prospecções para que os produtores possam pensar nas possibilidades de também levar essa cultura para as suas propriedades rurais”, disse o secretário.

A visita técnica foi finalizada nas instalações da empresa das pimentas Vó Preta, onde foi mostrado todo o processo de produção, embalagem e distribuição do produto.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.