Dando sequência ao cronograma de cirurgias eletivas elaborado pela Secretaria de Saúde de Barreiras, no sábado (13), foram realizados 12 procedimentos de vasectomia para o público masculino, que havia solicitado o método de contracepção de longa duração, junto às unidades de saúde. As cirurgias foram realizadas no período da manhã, no Hospital Municipal Eurico Dutra e já no final da tarde os pacientes receberam alta.

“Toda semana realizamos cinco vasectomias no Centro de Atendimento ao Homem (CEAH), mas, como forma de zerarmos a fila pelo procedimento, fizemos este mutirão. Foram 30 pacientes divididos em duas etapas, neste primeiro momento apenas 12,  dos 15 agendados, compareceram no último sábado e as demais serão agendadas em um próximo sábado, ainda neste mês de agosto”, destaca a coordenadora da Central Integrada de Regulação (CIR), Josélia Nunes.

Ela reforça que por se tratar de um procedimento de baixa complexidade, a vasectomia pode ser realizada em um centro cirúrgico destinado a pequenas cirurgias, porém, pela maior quantidade de procedimentos nesta etapa, foi utilizado o centro cirúrgico do Hospital Municipal Eurico Dutra. “Optamos por realizar no hospital para agilizar o processo, uma vez que eram muitas cirurgias e o sábado foi escolhido pela facilidade de acesso e melhor recuperação dos pacientes no fim de semana”, completa.

Para os interessados em fazer a vasectomia, a orientação é que procurem a unidade de saúde mais próxima e façam uma consulta médica. Os casos que se encaixem nos critérios para o procedimento serão encaminhados para o Centro de Atendimento do Homem, para agendamento da cirurgia.

Sobre a vasectomia: É um método de contracepção de longa duração, realizado em homens através de um pequeno e rápido procedimento cirúrgico com anestesia local, visando bloquear os canais de passagem dos espermatozóides, evitando assim a gravidez não planejada.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comments are disabled.