A tal da leitura: Maurício Fernandes

c56bc364-b4ec-43c3-afe5-375054c67831

Saudações!

 

a-tal-leitura
“Leitura está igual ao dinheiro…poucos tem muita, muitos têm pouca”. José de Carvalho Barros

Pouquíssimos problemas do mundo podem ser tão bem sintetizados numa pequena frase quanto aos dois que acima estão postos. E, em ambos os casos os recursos, monetários e intelectuais, necessitam ser melhor distribuídos.

Poderíamos enveredar este texto através das políticas inclusivas, a discussão da reforma do ensino e tantos outros temas, mas não. Tomaremos o cuidado de nos ater ao que expusemos na coluna passada. O desenvolvimento das cidades de fora para dentro.

Um dos investimentos de melhor retorno a um município é o desenvolvimento intelectual dos seus habitantes, sendo possível alcançar grandes conquistas a custo relativamente baixo.

Como fazer isso? Talvez copiando, ou, nos inspirando no que já existe e funciona.

Curitiba mantém há muitos anos um projeto chamado “Faróis do Saber”, que desde 2007 integra a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares do município composta por 194 bibliotecas, localizadas em escolas e em Praças. São Faróis do Saber, bibliotecas, gibitecas, bibliotecas temáticas e uma biblioteca especializada em educação, cujas informações podem ser obtidas na página http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bibliotecas-e-farois-do-saber/3814.

E o que a nossa querida Barreiras, tão distante daquela capital, tem a ver com aquela realidade? Hoje muito pouco. Amanhã? Só depende de nós…

Pensando Barreiras de fora para dentro, porque não dotar nossas escolas de projeto semelhante? É certo que muitas estão em condições precárias de conservação, outras funcionam em prédios alugados, mas é certo também, que temos muitos prédios escolares da rede municipal aptos a receberem uma biblioteca. Otávio Mangabeira, Cleonice Lopes, Eurides Santana, Tarcilo Vieira de Melo são alguns deles. O Padre Vieira já tem a biblioteca. O que fazer para dinamizá-la? Por que o Parque Geraldo Rocha não pode receber uma estrutura dedicada à leitura, quem sabe a sede permanente da FLIB (Feira Literária de Barreiras)? Poderiam ser implantadas e mantidas com recursos constitucionais do FUNDEB? Poderiam ser apoiadas pela superavitária Câmara de Vereadores?

escola-mauricio

Não sabemos. Mas colocamos o assunto para a sua reflexão.

Até a próxima!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *