20 anos de luta e muita determinação do servidor público Por Carmelia da Mata

 

Hoje pela manhã, quando decidi escrever um pronunciamento em homenagem aos 20 anos de dedicação e trabalho dos servidores em Barreiras, logo me veio à cabeça todas as nossas lutas. Lembrei do dia de posse dos primeiros servidores, o concurso de 2004, da votação do Estatuto do Servidor, da nossa posse no sindicato e todas as vezes que fomos para linha de frente em busca de garantir nossos direitos, sejam eles, na mesa de negociação, no poder judiciário com as progressões verticais e até mesmo garantir com mandato judicial que o 13º salário fosse cumprido. Batemos de frente com prefeitos, empunhamos cartazes, deflagramos greves, queimamos a cara no sol e soltamos a voz, porque somos sim, a principal ferramenta dessa máquina pública. Somos nós que fazemos os departamentos, as secretarias andarem.

Já passamos por dias de tormenta, de aflição e também de muitas alegrias. São 20 anos de história, são mais de 7000 dias de dedicação. Muitas vezes passamos mais tempo no desempenho de nossas funções do que com nossos filhos, esposos e familiares. Empregamos pessoas para cuidar de nossas famílias, para ir cuidar das famílias barreirenses. Estamos lá no posto de saúde, nas escolas, salas de aula, nas secretarias, no trânsito, na segurança e proteção da população.

Também é preciso lembrar que o concurso de 1996 foi realizado na gestão do então prefeito Saulo Pedrosa que faz jus a frase: “A história de um homem mede-se pela sua contribuição para gerações futuras”. Naquele momento, Saulo valorizou e regulamentou a vida profissional de mais de mil pessoas. E hoje, comemoramos o Dia do Servidor, conscientes que fazemos a grande diferença.

Mesmo sabendo que nosso momento não é confortável, porque acabamos de ver, na contramão de 20 anos de história, a retirada de nossos direitos, a perseguição e desvalorização de toda categoria, mas saibam aqueles que ajudaram para que o Estatuto do Servidor fosse diminuído a quase nada, saibam, que essa atrocidade fez fortalecer ainda mais nossa luta, não vamos NUNCA abaixar a cabeça ou parar. O tempo dirá quem está certo. Porque no trabalho, assim como na vida, os desafios, as dificuldades, não devem e não podem ser encarados como obstáculos intransponíveis, mas sim como oportunidades de superação.

Mas hoje é dia de festa. Dia de comemorar 20 anos de serviço público de 329 servidores, que levam no peito a marca de Barreiras. Gostaria de entregar a esses servidores essa singela homenagem, mas muitos estão puderam comparecer, então definimos que um servidor por secretaria receberia representando a categoria, lembrando que os demais deverão pegar seu presente no Sindsemb.

Falando em Sindsemb, quero aqui agradecer de coração o empenho dessa minha equipe. Vocês fazem parte de cada detalhe dessa festa, foram dias de trabalho, correria e cada detalhe foi pensado com muito carinho, porque queríamos um baile especial, e aqui está o resultado. Obrigado Tayna, Gutemberg, João e todos que ajudaram, vocês são nota dez.

Agradeço a confiança e o carinho, e vamos festejar!!!

Carmélia da Mata é presidente do Sindsemb

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *