TABUA DOS 7 PECADOS

Falando sério, os sete pecados capitais são conhecidos por nós todos que os praticamos diariamente. Quero transpor estes pecados ao ambiente das eleições e analisa-los com vocês, sempre com a ótica dos candidatos e dos eleitores, pois ambos pecam!!! Aqui chegamos ao fim desta série, espero que tenham gostado.

SOBERBA

A soberba (do latim superbia) é conhecida também como vaidade ou orgulho. Está associada a orgulho excessivo, arrogância e vaidade. Em paralelo, segundo o teólogo São Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grande que ficava fora de série, devendo ser tratada em separado dos restantes pecados e merecendo atenção especial. Aquino tratava a questão da vaidade como sendo um pecado em separado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, o que levaria ao seu estudo e ao seu tratamento conjuntos. Cortesia da Wikipédia.

 

SOBERBA DE CANDIDATO – diz a Bíblia em Eclesiastes 3.1 – Vaidades, vaidades, tudo é vaidade. Pois bem, assim como dizemos no direito de que se você quiser conhecer de verdade, o seu atual cônjuge, torne-o um EX. Em se tratando de eleições se quiser conhecer as pessoas torne-as candidatas. Abraham Lincoln dizia que se quisermos conhecer alguém, de verdade, é só dá poder a elas, ai aparece a soberba, a vaidade, o orgulho e, em alguns casos ate o mau-caratismo. O candidato torna-se soberbo a partir do momento que decide ser candidato. Após ser confirmado candidato ai a fera se apresenta e se for eleito então ai é que não o conhecemos mais e ele passa a desconhecer quem o elegeu.

 

SOBERBA DE ELEITOR – a soberba do eleitor aparece todo dia 1 de janeiro de cada ano eleitoral. Ele retira o titulo da gaveta, espana o pó, retira a sujeira e passa andar com ele no bolso. Torna-se seu escudo e sua maior arma. Começa a perceber a movimentação dos candidatos e balança o seu titulo a frente dos candidatos demonstrando assim o seu “poder”, que alias é outro que tem um poder imenso e só o utiliza negativamente. Se conseguir seu intento de seduzir o candidato ou ser seduzido por ele, ai é mesmo que sua soberba e vaidade passam a ter conotação do poder para o mal. Uma pena!

TUDO EM EXCESSO É PERIGOSO, SEJA PARA O BEM OU PARA O MAL!

cartao-mario

 

Comments are disabled.