Estudantes da UFOB mantém ocupação

ufob-ocupada_n

Estudantes mantêm a ocupação na  Universidade Federal  do Oeste da Bahia, na manhã de sábado (29), os estudantes fizeram um ato de esclarecimento com a população de Barreiras-BA, na feira livre, apresentando argumentos contrários à PEC55, que retira direitos e garantias fundamentais e congelando investimentos nas áreas essenciais como Saúde e educação.

ob-feira1uf

ufob-feira2

Eles protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, a reforma do ensino médio e a falta de investimento em Educação. Os manifestantes dizem que as ocupações ocorrerão por tempo indeterminado.

ufob-feira3

O Jovem Jefferson  que é representante discente do Conselho Universitário   disse ao Mais Oeste :

” Sei onde estou e o que estou fazendo, alguns contestam minha representação, mas se muitos participassem saberiam, Participei da construção da unificação da ocupação em 2013 e me entristeço quando vejo vários estudantes que ocuparam naquela época sem assembleia discente e diziam que a luta era legítima, estamos falando de um Projeto de Emenda Constitucional que irá afetar diretamente o povo brasileiro e à assistência estudantil. Me impressiono mais ainda quando vejo discentes que dizem depender da assistência estudantil para se manterem no ensino superior dizer ser a favor da PEC e não luta para barra-la, pois se caso for aprovada como irá se manter? Passamos mais de um ano sem representação no Conselho Universitário e assumi essa tarefa a convite dos representantes discentes dos Conselhos Diretores, sei que construir uma boa representação e continuo a representar uma categoria discente que votou em assembleia legitima (a maio da história do campus Reitor Edgard Santos). 

ufob5

ufob6

ufob7

A ocupação do Campus e hoje tem o apoio da Reitoria, dos Técnicos Administrativos em Educação, e dos Docentes. Temos consciência que para manter a UFOB precisamos lutar de mãos dadas, que não adiantar brigar para ter aula um semestre sem saber quantos meses a UFOB sobreviverá a PEC 55.  O membro da ocupação,agradeceu e parabenizou os estudantes do Campus de Barra e Santa Maria da Vitória pelo ato de defesa a educação, saúde e outros serviços públicos necessários para população.

“Na função de representante discente do CONSUNI acredito que a unidade é representar uma assembleia legítima da comunidade discente.”

PEC 241
O texto base da proposta já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em primeira e segunda  votação. Para ter aprovação final, a PEC ainda precisa de mais dois turnos no Senado.

iam-mais-oeste