Foto cedida pelo exercito brasileiro

Desde ontem ( 25 )  que 40 homens do exercito brasileiro estão nas ruas de Barreiras, causando muitas especulações e dúvidas das pessoas:  O que o exercito estaria fazendo nas ruas?

Segundo o Site Mais Oeste apurou junto ao sub comandante do 4º BEC  ( Batalhão de Engenharia de Construção ) Tenente Coronel Cavadas, a participação dos soldados do exercito faz parte de um treinamento anual  GLO ( Garantia da Lei e Ordem ) que todos os batalhões devem fazer para aperfeiçoar o contato dos militares com a população civil caso seja necessária a intervenção em conflitos que o governo federal entenda que seja necessária a força militar.  O treinamento foi feito em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal onde várias abordagens foram realizadas.

Foto cedida pelo exercito brasileiro

As especulações  e Boatos 

E por que tanta especulação em torno destes homens do exercito nas ruas? Já que vale lembrar que tal prática não inédita em Barreiras, em várias ocasiões houve este tipo de treinamento mas sem tanto alarde como agora. O site Mais Oeste recebeu em sua redação diversas mensagens e  perguntas o que estaria havendo e ao mesmo tempo a especulação de algumas coisas, vamos a elas:

1 – O exercito estaria na rua por causa da condenação do Ex- Presidente Lula.

2 – A Policia Militar entraria em greve e por isso o exercito já estaria nas ruas.

3 – Até mesmo a discussão dos impostos municipais estaria sendo motivo para que o exercito fosse para as ruas para garantir a ordem.

Especulações e boatos  a parte o treinamento está sendo realizado devendo,  ser encerrado no fim do dia de hoje ( 26 ) sexta-feira  conforme já estava programado algum tempo e sem ligação nenhuma com qualquer fato relacionado a cima esclarece o Sub Comandante  Tenente Coronel Giuliano Cavadas.

Entenda o que é  GLO  ( Garantia da Lei e da Ordem )

O Tenente Coronel  Cavadas ainda esclareceu sobre as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República e ocorrem nos casos em que há esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em situações graves de perturbação da ordem. A GLO é regulada pela Constituição Federal e concede aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. Por isso que este tipo de treinamento é realizado anualmente para que a tropa esteja preparada quando convocada.

Comentário desabilitado.