Blitz Escolar orienta alunos de Barreiras sobre prevenção de crimes

Nesta quinta-feira (16), no Colégio Estadual Antônio Geraldo, em Barreiras, recebeu a primeira visita da Equipe Interinstitucional de Prevenção a Crimes, Contravenções e Atos Infracionais em Regiões Escolares, apelidada de Blitz Escolar. A ação foi focada nas dezenas de alunos entre 13 e 18 anos envolvidos em desentendimentos durante a tradicional Gincana da instituição.

Desta vez a equipe foi composta por representantes de diversos órgãos públicos, a exemplo do 1º Ten PM Rogério, em nome do Major Fábio, comandante da  83ª CIPM/Barreiras; Sr. Gilmar Rodrigues, comandante da Guarda Civil Municipal; Sr. Judson, Coordenador de Fiscalização da SEMATUR; Sra. Juliana e Dr. Jandimário, Coordenadora e Assessor Jurídico do CREAS, respectivamente; Sra Jocélia, auxiliar técnica do CRAS; Srs. Rogério e Welington Matos, Agentes  do Juizado de Menores; e Sra Ana Paula, presidente do Conselho Tutelar, que precisou ausentar-se em função de um urgente atendimento a menor.

Entre outras coisas, chamou a atenção a ausência maciça dos pais dos alunos convocados pela diretoria da unidade, à exceção de uma única mãe, aplaudida por todos presentes. A ausência dos pais deverá ser avaliada, caso a caso, pelo CRAS.

Na oportunidade, a Equipe esclareceu aos alunos o que são atos infracionais; quais as medidas de proteção e socioeducativas cabíveis; o que são Comunidades de Atendimento Socioeducativo – CASE’s, como funcionam e onde estão instaladas; como seus pais podem ser responsabilizados administrativa, civil e penalmente em função também da conduta deles; entre outros temas. Alguns Alunos interagiram com perguntas sobre racismo e injúria racial; e pareceram surpresos ao descobrir que certas condutas relativamente comuns podem configurar crime, a exemplo da divulgação de imagens etc. via redes sociais, ameaças, xingamentos e destruição do patrimônio.

O evento representa mais uma ação promovida pelo comandante da 83° CIPM, Major PM Fábio, em atenção ao programa do CPR-O ” O Comandante vai à Escola”.