A Polícia Civil de Barreiras, em trabalho coordenado pela 11ª COORPIN, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29), a Operação Dark West, que visou o combate ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de arma de fogos na região oeste da Bahia.

Após 10 meses de investigações, a polícia identificou 7 grupos de associados para o tráfico atuando não só em Barreiras, mas também nas cidades de Irecê, Angical, Cotegipe, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Cristópolis, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Eles negociavam drogas, armas e munições.

Mediante investigação, foi deferido pela 2ª Vara Criminal de Barreiras 38 mandados de prisão preventiva, além de 2 mandados de busca e apreensão, reunindo assim um efetivo de mais de 100 policiais, divididos em aproximadamente 26 equipes, as quais participaram das ações.

Dos 38 mandados de prisão, as equipes cumpriram 27 prisões preventivas (23 em Barreiras, 2 em São Felix do Coribe, 1 em Irecê e 1 em Ibiuna-SP), sendo que 7 desses já estavam presos no Conjunto Penal de Barreiras.

Além disso, 4 investigados resistiram a prisão e vieram a óbito em confronto com as equipes policiais. Eles foram identificados como DEILSON DE ARAUJO RODRIGUES, vulgo “CALADÃO”, GILBERTO SANTANA PIMENTEL, vulgo “ZABELE” (líder do grupo 02), ALEX DA SILVA MERCEDES (líder dos grupos 04 e 05, 02 mandados de prisão) e JOSÉ EDILSON FÉLIX DA SILVA, vulgo “Didi”.

Das buscas feitas nos imóveis dos presos foram apreendidos mais de 15kg de cocaína, dinheiro, celulares, armas de fogo, anotações de tráfico, depósitos bancários, entre outros objetos que ao longo do dia serão devidamente contabilizados.

“Em São Paulo foi preso um grande traficante, que responde por diversos homicídios aqui. É um velho conhecido da polícia por aqui. É muito violento. Foi preso com diversos armamentos, drogas e carros… Tem contato no Brasil todo e é integrante direto do PCC. Foi preso também o Bodão, que é grande traficante de Irecê e região Oeste. Ou seja, os cabeças do tráfico de drogas de Barreiras e região foram presos”, disse o delegado Filipe Madureira, responsável pela operação.

As formalizações das prisões e flagrantes estão sendo cumpridas no Complexo Policial de Barreiras e, após o término, os presos serão recambiados para o Conjunto Penal e Cadeia Feminina. As investigações irão continuar no intuito de prender os remanescentes das associações desarticuladas.

Confiara os nomes dos presos na operação

Grupo 01:

Líder: WAGNER JOSE DOS SANTOS, vulgo “DINDA” (Preso em Ibiuna – SP)

EDMILSON CRUZ BEZERRA JUNIOR, vulgo “JUNIÃO”

EVANDRO SOUZA PEREIRA, vulgo “VIOLA”

ANDERSON RODRIGUES DA SILVA, vulgo “DÉ”

Grupo 02:

Líder: CLEILTON ALVES GAIA, vulgo “BODÃO” (Prisão cumprida em São Felix do Coribe – BA)

CLEMILTON ALVES GAIA, vulgo “OREIA” (Prisão cumprida em Irecê – BA)

MARCIO BENEDITO GAIA DE SOUZA (Prisão cumprida em São Felix do Coribe – BA)

HUMBERTO JOSÉ NEVES E SILVA, vulgo “GALEGO”

Grupo 03:

Líder: GEOZADAK GOMES ROSA, vulgo “DARKINHO”

JOÃO ALMEIDA DE JESUS

Grupo 04:

CRISTIANO BORGES DA SILVA

ITAMARIO LUCAS MONTEIRO, vulgo “GÃO/GORDINHO” (Já estava preso)

GISELDA BEZERRA DA SILVA, vulgo “ZELDA”

MARIZETE BEZERRA DA SILVA, vulgo “MARIA” (Já estava presa)

Grupo 05:

IVAN CARLOS FIORESE, vulgo “GRINGO”

JOÃO PAULO DOS SANTOS DA PAZ (Já estava preso)

VICTOR CASSIO DOS SANTOS BRITO, vulgo “VITINHO” (Já estava preso)

NAIANA DE SOUZA PRADO (Já estava presa)

Grupo 06:

Líder: ELISON RODRIGUES DOS SANTOS, vulgo “BONITO” (Já estava preso)

Líder: LUCIANA GOMES DE OLIVEIRA, vulgo “MARI” ou “CIGANA”

RENILDO ASSUNÇÃO DE MIRANDA, vulgo “BAIXINHO”

FABIO JUNIOR PEREIRA DE JESUS, vulgo “GORDINHO”

BENITA MARIA DE JESUS

LAELTON VIEIRA DOS SANTOS

FABIANA DE JESUS DA SILVA

Grupo 07:

MAICON DOUGLAS BATISTA DA SILVA (Já estava preso)

Comentário desabilitado.