Com o objetivo de valorizar às autoridades e personalidades que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento do município de Barreiras, na manhã da última quarta-feira, 19, a Câmara de Vereadores de Barreiras inaugurou a Galeria de Prefeitos Balthazarino Araújo Andrade e a Galeria de Pioneiros Antonio Balbino de Carvalho, e homenageou ainda, os ex-prefeitos e personalidades. Trabalho que teve grande ajuda da pesquisadora da história de Barreiras Ignez Pitta que foi aplaudida de pé pela platéia composta por várias autoridades.

Mais de vinte ex-prefeitos foram homenageados com a Medalha Coronel Martiniano Ferreira Caparrosa – primeiro Intendente de Barreiras que assumiu o município em 1891. O  ex-prefeito Antonio Henrique falou da homenagem e fez uma relação aos seus três mandatos a frente da prefeitura de Barreiras.

Paulo Braga também ex-prefeito com grande destaque no desenvolvimento de Barreiras falou da satisfação da homenagem.

A família do ex-prefeito Otácilio Monteiro da franca participou da solenidade e destacou o papel do empresário e político nas comunicações de Barreiras.

Os ex-prefeitos  Saulo Pedrosa e Jusmari Oliveira não puderam comparecer por motivos profissionais. O prefeito atual de Barreiras foi Zito Barbosa falou da importância desta lembrança aos que contribuíram para o desenvolvimento do município

A  Galeria de Pioneiros Antonio Balbino de Carvalho, é composta  por vinte e oito personalidades que foram pioneiras em diversas áreas, como Educação, Saúde, Religião, Economia – desbravadores que ajudaram a alavancar o município. Entre as personalidades que contribuíram no desenvolvimento de Barreiras o primeiro Bispo da Diocese de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger, foi homenageado com a medalha recebida pelo atual Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes, o exercito brasileiro, além  da maçonaria também foi lembrada pela sua importância no contexto histórico.

Após a entrega das medalhas, os homenageados e familiares participaram da inauguração da Galeria de Prefeitos Baltazarino Araújo Andrade e da Galeria de Pioneiros Antonio Balbino de Carvalho que foi representado por Sávio Mena Barreto.

O Site Mais Oeste aplaude a iniciativa do presidente Gilson Rodrigues pela homenagem as pessoas que fazem e fizeram a história de Barreiras, um trabalho valioso sem mensuração pela importância que deve ser dada, um passo importante para outros projetos que possam dar o reconhecimento a essa pessoas que influenciaram no desenvolvimento de Barreiras.

 

Comments are disabled.