Os barreirenses voltam às urnas no domingo (28) para escolher o presidente que ficará no poder pelos próximos quatro anos. Será apenas um voto e os eleitores terão de decidir entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Mas, antes de escolher os candidatos, os eleitores precisam ficar atentos às regras eleitorais.

Assim como no primeiro turno, haverá proibição de venda e consumo de bebida alcoólica no dia da votação. É vetado ao eleitor fazer qualquer manifestação em grupo e que não seja silenciosa. O uso de camisetas é permitido, mas desde que não sejam blusas confeccionadas pelos candidatos e distribuídas em lotes para eleitores. Também estão liberados usos de broches, adesivos e bandeiras, desde que sem o mastro.

Na cabine, o cidadão não pode levar o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Em cada seção eleitoral haverá quatro mesários e um agente de informação, que prestará serviço de apoio, caso haja alguma dúvida. Os mesários serão os responsáveis por registrar a participação do eleitor no pleito. O cidadão deverá entregar um documento oficial com foto a eles para a continuidade do processo. O aplicativo e-Título, disponível para sistemas iOS e Android, também vale como documento de identificação.

O local de votação é o mesmo do primeiro turno. Quem não votou em 7 de outubro, por algum motivo, pode exercer o seu direito a voto dessa vez, porque são dois momentos distintos. Para quem faltar domingo, o prazo para justificativa vai até 27 de dezembro. Quem deixou de ir às urnas em 7 de outubro tem até 6 de dezembro para prestar contas à Justiça Eleitoral.

O eleitor que deixar de cumprir essa tarefa terá de pagar multa para regularizar a situação. Enquanto estiver em débito, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário de emprego público, prestar concurso ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino.

Comentário desabilitado.