A partir do próximo dia 21, os telejornais locais da manhã de todas as 122 emissoras da Globo passarão a ter duas horas de duração. Ficarão no ar das 6h às 8h, tomando meia hora do Bom Dia Brasil. O telejornal de rede perdeu prestígio na casa, que considera seu formato engessado “velho” para os novos perfis da audiência.

A mudança foi anunciada na semana passada em email interno por Silvia Faria, número dois do Jornalismo da Globo. Com a medida, a principal rede do país se assume ainda mais popular e reage ao crescimento das afiliadas da Record e do SBT com jornalismo local nas primeiras horas da manhã. Na Bahia, a Globo já perdeu a vice-liderança para a Record e sacrificou o Bem Estar.

Oficialmente, a mudança foi justificada pelo reconhecimento do público ao jornalismo local que a emissora vem produzindo com títulos como o Bom Dia São Paulo e Bom Dia RJ, focados no trânsito, problemas que se enfrentam no dia a dia das grandes cidades, prestação de serviço e segurança pública.

A novidade é um duro golpe no Bom Dia Brasil, que completou 36 anos no dia 3. O jornal de rede já não é mais a principal vedete do telejornalismo global matinal. Perdeu o protagonismo que detinha até dezembro de 2014, quando a Globo lançou o Hora 1 (com duas horas de duração desde agosto passado) e ampliou os Bom Dia Praças em meia hora, das 6h às 7h30.

Segundo fontes do Notícias da TV, os números do Ibope e pesquisas qualitativas realizadas pela Globo indicam que não há mais futuro para um tradicional telejornal nacional matinal, com notícias requentadas da véspera.

Na era da informação digital, o público quer ver na TV imagens e histórias que tenham impacto direto em suas vidas. Não faz mais sentido um jornal às 7h30 com notícias veiculadas no Jornal Nacional do dia anterior.

Na Globo, há quem aposte que o Bom Dia Brasil vai mudar, passar a ser um jornal mais popular, mais falado, mantendo apenas seu conteúdo nacional e internacional.

Em São Paulo, o Bom Dia Brasil dá mais audiência do que o Bom Dia São Paulo, mas sua participação no total de televisores ligados no horário é menor. Além disso, desde 2014 o noticiário de Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo cede boa parte do espaço para as entradas de Rodrigo Bocardi e Gloria Vanique, que informam sobre os acontecimentos em tempo real da Grande São Paulo.

O Bom Dia Brasil avançará dez minutos no atual horário do Mais Você, que passará a se iniciar às 9h. O programa de Ana Maria Braga, contudo, já foi compensado: no mês passado, tomou dez minutos do ameaçado Bem Estar.

Comentário desabilitado.