A Escola Municipal Antônio Bento de Freitas,situada no bairro Cascalheira, na cidade de Barreiras, foi fundada em 1991 na gestão do prefeito Paulo Braga, recebendo o nome de Escola Municipal da Cascalheira, em homenagem ao bravo povo da comunidade. Naquela época funcionando apenas com quatro salas nos turnos matutino e vespertino, de alfabetização à 2ª série, com um total de 276 alunos.

A demanda era grande por vagas, pois não havia nenhuma escola no bairro, então alugaram uma casa na Vila dos Funcionários, onde a escola funcionou provisoriamente. No ano de 1995, na gestão do prefeito Saulo Pedrosa, com o objetivo de excluir o anexo que funcionava na Vila dos Funcionários, a Escola Municipal da Cascalheira foi ampliada com a construção de duas salas de aula e um almoxarifado, que hoje funciona como sala de direção/coordenação. Nessa perspectiva, oportunizou a ampliação do número de vagas oferecidas aos alunos, perfazendo um total de 312 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, de 1ª a 3ª séries.

Com a ampliação do prédio, no dia 13 de julho de 1995, a escola passou a ser denominada Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, através do Decreto nº 248/95. A reivindicação feita pela senhora Francisca Barroso Lima, que na época era vereadora e residente na Vila dos Funcionários, em homenagem ao ex-funcionário público do 4º BEC – Quarto Batalhão de Engenharia e Construção, Sr. Antônio Bento de Freitas. Este nascido em 07/07/1917 em União – Piauí, filho de João Bento da Silva e Idalina Rosa de Lima. O Sr. Antônio Bento de Freitas era casado e faleceu em 07 de fevereiro de 1991.

O referido estabelecimento de ensino após muitos anos necessitando de reforma, recebeu no primeiro semestre de 2007, ações mínimas e pontuais de pintura, retelhamento e alguns reparos na parte elétrica e hidráulica.

No final do ano de 2008, a escola foi contemplada com a adesão ao recurso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) destinado ao investimento na formação continuada do corpo docente por meio de estudos e oficinas pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como na desocupação de uma das salas de aula para instalação de uma sala de leitura e vídeo. Ação voltada para o melhoramento do desempenho e aprendizagem dos educandos.

No segundo semestre deste ano de 2009, a escola foi novamente contemplada com mais um recurso do PDE. Devendo, ser empregado em ações que promovam a acessibilidade e inclusão dos alunos com necessidades especiais à escola como também, preparar uma sala de aula para receber um laboratório de informática, este por meio de um programa do governo chamado de PROINFO. Sendo extinto e desativado no ano 2015 quando deixou de funcionar.
Com a redução das salas de aula, a escola perdeu na quantidade de alunos, porém, ganhou na qualidade do ensino, materiais e ambiente adequados ao atual corpo discente e docente.

Na gestão Zito Barbosa, quando nossa Escola foi inserida na lista para ser a quinta a ser totalmente reformada foi um momento de grande alegria e expectativas para poder oportunizar mais dignidade e garantia de direitos às crianças do bairro Cascalheira. A reforma trouxe: piso com cerâmica, portas e janelas novas, forro, climatização, novas lousas, Carteiras novas, requalificação total das salas de aulas, sala de coordenação, Cantina, depósito, almoxarifado, Banheiros, vestiário, secretaria e sala de direção e cobertura de um doa pátio. Somos muito grata a atual gestão que no dia 05 de Março de 2018 na Reinauguração nos fez promessas que acreditamos em breve sermos agraciados com espaço para a prática de esportes, auditório, e espaços para eventos. Tornando verdadeiramente uma escola completa.

Com o trabalho sério e competente da Secretaria de Educação, Cultura, esporte e lazer, a normalização do currículo Municipal e de demais documentos essenciais para a sistematização de um trabalho Pedagógico eficiente. Temos todas as ferramentas para obtermos o sucesso que com certeza será fruto do trabalho árduo desenvolvido pela equipe de gestão, coordenação, corpo docente e demais funcionários.

Atualmente, a Escola Municipal Antônio Bento de Freitas conta com 26 funcionários. Tem como diretora Tatiana Maria dos Santos e como vice-diretora Cleonice Costa Lima, que assumiram a administração desta unidade escolar em 05/01/2019 e como secretária MARIA DO CARMO MATOS. E como coordenação pedagógica a professora Aurea Sales desde setembro 2018.

 

Comentário desabilitado.